terça-feira, 31 de maio de 2011

MOSTRA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

O Brasil apresenta um considerável índice de mortalidade entre pequenas empresas. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  58% dos negócios de pequeno porte fecham as portas antes de completar cinco anos. Um dos motivos apontados como causa do elevado número é o perfil do gestor. Além de buscar cursos de aperfeiçoamento, os aspirantes a empresários precisam ser mais empreendedores.
Diante dessa realidade, a Unipac Vale do Aço mantém presente na matriz curricular de vários cursos da graduação disciplinas que tem como foco o empreendedorismo. E é por meio de uma delas, da Gestão de Serviços, por exemplo, que foi criado o projeto “Mostra de Serviços Contábeis”. Neste ano, a terceira edição do evento será realizada no próximo dia 1º de junho, das 19h às 22h30, e coordenado pelos alunos do 7º período do curso. 

Durante a mostra, os graduandos apresentarão trabalhos focados na criação de novos serviços. “A atividade visa proporcionar ao graduando uma visão abrangente e integrada da gestão de serviços nas organizações. O projeto contemplou etapas como criação de marca, publicidade, processo de desenvolvimento do serviço, programa de fidelização de clientes, responsabilidade social, dentre outros”, explica a professora que ministra a disciplina, Marlene Schettino.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Vera Lúcia Valgas, reforça que trabalhar o conceito de empreendedorismo é fundamental para qualquer área do conhecimento. “Com a disciplina, a promoção de eventos dessa natureza e atividades interdisciplinares, os alunos têm a oportunidade de integrar e assimilar de uma melhor forma o conhecimento adquirido ao longo do curso superior”, pontua.

Ainda segundo a coordenadora, ao participar da mostra, os futuros contadores estarão mais seguros para as tomadas de decisões no tocante a novos negócios. “Os profissionais saberão decidir melhor antes mesmo de o projeto ser empreendido, graça as experiências vivenciadas. Assim, as empresas nascerão mais sólidas. Os contadores poderão orientar melhor seus clientes, desenvolver projetos próprios ou negociar ideias”, aponta Vera Valgas. 
 
Avaliação dos projetos

Todos os projetos serão avaliados por uma banca composta por professores e convidados externos. Os trabalhos dos alunos do curso Ciências Contábeis serão analisados por docentes da Unipac e pelo contador Gladston Batista.


A avaliação seguirá critérios como inovação, características do mercado em que o produto/serviço será lançado, criatividade e responsabilidade social. Os primeiros colocados, na opinião do júri, serão agraciados com troféus e medalhas.

Projetos de sucesso


A III Mostra de Serviços Contábeis coleciona projetos de sucesso. Um bom exemplo é a empresa, presente no mercado do Vale do Aço há mais de um ano, Minas Contabilidade. A ideia do empreendimento surgiu durante a mostra promovida pelo curso. 


Atualmente, o negócio é de responsabilidade dos sócios e egressos da Unipac, Aécio Martins, Alexandre Maria de Oliveira, Anderson Jardim Ferreira e Wanderson Rodrigo de Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.