sábado, 19 de novembro de 2011

Biomedicina comera dia do Biomédico com debate sobre as novas descobertas sobre células-tronco

Estudos e pesquisas acerca de novas descobertas e aplicações das células-tronco serão abordados no Seminário de Células-tronco, realizado pelo curso de Biomedicina da Unipac Vale do Aço, no próximo sábado (19), das 8h30 às 16h, no bairro Bethânia. Em homenagem ao Dia do Biomédico, comemorado no dia 20 de novembro, o evento adota a temática “Seminário de Células-tronco: uma visão clínico-laboratorial e suas aplicações”.

Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados no tema terão a oportunidade de discutir as características, classificações, propriedades, fontes teciduais e aspectos mais avançados das aplicações das células-tronco. “As células-tronco são uma fascinante ferramenta da medicina regenerativa, que avança rapidamente em direção à regeneração tecidual e recuperação funcional de diversos órgãos e tecidos”, revela o coordenador do curso de Biomedicina da Unipac Vale do Aço, Jorgino Júlio César.

Pesquisadores


Para conduzir o Seminário de Células-tronco, foram convidadas as pesquisadoras Juliana Lott de Carvalho e Ana Cláudia Chagas de Paula, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A bióloga Juliana Lott é doutora em Biologia Celular e possui experiência acadêmica relacionada às células-tronco e engenharia de tecidos. Ana Cláudia Chagas de Paula, farmacêutica doutoranda em Imunologia pela UFMG, tem experiência científica na área de cultura celular de células-tronco e biomateriais na engenharia de tecidos.

Segundo Jorgino César, o Seminário possibilitará aos participantes o acesso a conhecimentos avançados sobre células-tronco. “De maneira sucinta, as palestras oportunizarão uma sólida base de conhecimento acerca do assunto e do estágio atual de sua aplicação na clínica. Serão abordadas também as mais novas descobertas dos maiores centros de pesquisa do mundo. São inovações que ainda não chegaram a ser aplicados em humanos, mas que prometem perspectivas animadoras”, enfatizou o coordenador.

Atuação na Biomedicina


O docente afirma que o assunto a ser tratado durante o evento é de grande importância para o biomédico, pois o profissional pode atuar em todas as etapas de produção e utilização das células-tronco. “Esta é uma área promissora na Biomedicina, uma vez que no Vale do Aço ainda não temos especialistas com formação na área. Com o as palestras, nossos alunos poderão conhecer melhor o tema”, pontuou Jorgino Julio César.

Um comentário:

  1. Jéssica Silveira Pimentel19 de novembro de 2011 às 17:51

    Nossa muito legal o seminario. Ta de parabéns tda a equipe. Parabéns ao nosso Coordenador Jorgino Julio pela grande oportunidade. Parabéns a todos os Biomeidicos e Futuros Biomeidcos como eu. rsrs Beeijos Vamo que vamo. Ano que vem te mais. Coisas Novas pra nossa area!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.