sábado, 19 de novembro de 2011

Curso de Engenharia Ambiental da Unipac comemora mercado aquecido para profissionais

O aumento considerável das exigências ambientais para empreendimentos potencialmente poluidores, somado à conscientização da população sobre cuidados com o meio ambiente, tem evidenciado o debate acerca da preservação ambiental. É neste contexto que o engenheiro ambiental conquista seu espaço no mercado de trabalho, sinalizando que a área está cada vez mais promissora.

Marcelo Souto Chaves, formado pela Unipac Vale do Aço, em 2010, é um dos profissionais que comprovam a expansão do mercado. O egresso atua, há sete meses, como analista ambiental da Fundação Israel Pinheiro, em Belo Horizonte. O engenheiro ambiental desenvolve atividades de apoio aos municípios do Estado com a implementação de políticas públicas voltadas para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, em compromisso com a melhoria da qualidade ambiental.

Expansão do mercado

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unipac Vale do Aço, Andressa Rocha Lima Torrezani, frisa que as oportunidades de atuação do profissional vão desde instituições públicas e privadas, empresas de consultorias, terceiro setor à área acadêmica.

Ainda segundo Andressa Torrezani, as oportunidades para os engenheiros ambientais são maiores nas regiões Sul e Sudeste em função da concentração industrial e agrícola. “Estas atividades, por apresentarem potencial poluidor elevado, requerem acompanhamento direto do engenheiro ambiental. Já na região norte do país, a atuação do profissional está ligada ao segmento de mineração, gestão de recursos naturais e na certificação ambiental”, revela a docente.

A coordenadora também reforça sobre o mercado no Vale do Aço. “O mercado na região nunca esteve tão promissor para o engenheiro ambiental. Licenças ambientais, pareceres técnicos, certificações e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para garantir ações de responsabilidade social e ambiental fortalecem o bom posicionamento da empresa”, enfatiza Torrezani.

Atuação

Cristiano Alves Gondin, egresso formado em Engenharia Ambiental pela Unipac em julho de 2010, comemora um ano de contratação pela Diefra Engenharia e Consultoria, de Timóteo. Na função de engenheiro trainee, Cristiano coordena e fiscaliza a execução das obras públicas de Timóteo, no que se refere ao desenvolvimento de projetos executivos e coordenação de equipes de topografia e laboratórios de ensaios tecnológicos. “A capacidade de raciocínio que desenvolvi durante a graduação, por meio das disciplinas de cálculo, e a participação em atividades de extensão, favorecem o desempenho do meu trabalho no gerenciamento de diversas tarefas”, revela o ex-aluno.

Segundo Andressa Torrezani, o engenheiro ambiental pode atuar em várias áreas do mercado. “O profissional está apto a explorar diferentes áreas do conhecimento, tais como saneamento, gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, avaliação de impactos ambientais, legislação ambiental, recursos hídricos, poluição do ar, planejamento urbano e regional, entre outras”, lembra a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unipac Vale do Aço.

A engenheira ambiental da CMI Montagem Industrial, de Ipatinga, Helbe Moreira Cardoso, desfruta da versatilidade que a profissão possibilita. Há quatro anos na empresa, a engenheira desenvolve várias atividades em sua rotina. “Coordeno e gerencio projetos de segurança, saúde e meio ambiente da empresa, além da gestão da equipe técnica de obras; fazer análises de riscos, ordens serviços, laudos e licenças ambientais. Também monitoro impactos ambientais e ministro treinamentos aos funcionários, entre outras atividades”, enumera a ex-aluna do curso de Engenharia Ambiental da Unipac Vale do Aço, formada em julho de 2010.

Saiba mais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.