terça-feira, 29 de novembro de 2011

Curso de Psicologia da Unipac é avaliado com excelente nota 4 pelo MEC

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga comemora mais um excelente resultado obtido na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O motivo da comemoração é a nota conquistada pelo curso de Psicologia durante visita da comissão avaliadora, realizada no período de 6 a 9 de novembro último.

Em uma escala de pontuação máxima de 5 pontos, o curso de Psicologia da Unipac Ipatinga obteve nota 4. Recentemente, outros três cursos da Unipac Ipatinga (Engenharia Civil, Engenharia Química e Ciências Contábeis) também foram avaliados com nota 4 pelo MEC.

Ainda sob euforia pelo resultado que atesta a qualidade do curso e da instituição de ensino, a coordenadora adjunta do curso de Psicologia, Alcina Gonçalves, ressaltou os aspectos que oportunizaram a conquista. “Este resultado expressivo é fruto de um trabalho contínuo e conjunto de alunos, professores, coordenadoras, funcionários e instituição de ensino. Trabalhamos de forma integrada desde a instalação do curso, em 2004. Todo trabalho é desenvolvido com muito cuidado e dedicação diária para oferecer uma formação de qualidade aos alunos”, pontuou.

A metodologia de avaliação utilizada analisou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. Nesses aspectos, foram abordados itens como a coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além da atuação do coordenador, laboratórios especializados, infraestrutura e outros.

Corpo docente

Os objetivos do curso e os conteúdos curriculares foram os itens muito elogiados na dimensão que aborda a didática do curso. “A organização didática e pedagógica atende suficientemente aos parâmetros de qualidade. Os objetivos do curso e o perfil do egresso são coerentes com a perspectiva nacional de formação generalista e garantem suficientemente a interlocução com as demandas regionais e locais”, frisou a comissão no relatório.

O corpo docente também recebeu considerações muito positivas dos avaliadores. A titulação dos professores, regime de trabalho e o tempo de experiência de magistério superior foram ressaltados. “Há um evidente empenho dos docentes no estímulo às atividades acadêmicas dos estudantes, por meio da realização de eventos e projetos de extensão, todos devidamente documentados. Destaque, ainda, para o fato de tratar-se de um grupo de docentes com larga experiência profissional fora da docência, especialmente vinculada às áreas em que exercem o ensino”, enfatizou o relatório do MEC.

A coordenadora Alcina Gonçalves ressalta que o diferencial do curso de Psicologia da Unipac Ipatinga é justamente um dos pontos destacados pelos avaliadores. “Os professores possuem formação e experiência profissional na área em que ministram disciplinas. Eles atuam em organizações renomadas e de expressiva atuação no Vale do Aço como empresas, hospitais, clínicas e consultórios. Desta forma, o conteúdo ministrado em sala de aula é relacionado à sua prática de trabalho”, valorizou.

Ainda conforme a coordenadora, os docentes estão sempre engajados em projetos e eventos para aprimoramento profissional. “Há uma preocupação constante dos professores quanto à busca de aperfeiçoamento. Da mesma forma, a Unipac investe na capacitação dos docentes oferecendo disciplinas de docência no ensino superior na pós-graduação da instituição”, lembrou Alcina.

Instalações físicas

No tocante à infraestrutura, os avaliadores ressaltaram a qualidades dos equipamentos de informática, laboratórios especializados, registros acadêmicos, livros da bibliografia básica e complementar, periódicos especializados, indexados e correntes.

“As salas de aula contam com estrutura considerada suficientemente adequada. Destaque para a ótima proporção entre o número de computadores disponíveis nos laboratórios de informática apresentados e o número de estudantes da IES. Os laboratórios especializados estão devidamente instalados, em condições adequadas de funcionamento e com regulamentos específicos. O acervo bibliográfico, devidamente informatizado (Sistema SÁBIO - software), atualizado e tombado junto ao patrimônio da IES atende de forma excelente às necessidades do curso. A biblioteca conta ainda com uma impressora em Braile”, elogiou o relatório.

O curso de Psicologia da Unipac Ipatinga ainda conta com vários laboratórios específicos, entre eles de Análise Experimental do Comportamento, Clínica Escola, Neuroanatomia. Além disso, o curso conta com a Central de Estágio, com mais de 800 empresas conveniadas, que oferece inúmeras oportunidades de estágios aos graduandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.