quinta-feira, 21 de junho de 2012

Engenharia Ambiental da Unipac recebe nota 4 do MEC


A Unipac Ipatinga comemora mais um excelente resultado obtido na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Os avaliadores visitaram a instituição de ensino entre os dias 4 e 6 de junho e confirmaram a qualidade do curso de Engenharia Ambiental.

Em uma escala de pontuação máxima de 5 pontos, o curso de Engenharia Ambiental da Unipac Ipatinga obteve  nota 4. Com este resultado, a Unipac firma-se como a instituição de ensino com o Núcleo de Engenharias mais bem conceituado pelo MEC: Engenharia Civil e Engenharia Química com nota 4, e Engenharia de Produção com nota 3.

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unipac, Andressa Rocha Lima Torrezani, atribui a conquista à dedicação diária de toda equipe acadêmico-administrativa. “A nota é o reconhecimento do empenho que temos diariamente para oferecer o ensino de qualidade aos nossos alunos. Demonstra, ainda, sucesso do nosso curso e que estamos no caminho certo, buscando melhorias que enriqueçam a formação dos futuros engenheiros”, enfatizou a docente

Avaliação
A metodologia de avaliação utilizada analisou três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. Nesses aspectos, foram apontados a coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), implementação das políticas institucionais constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além da atuação do coordenador, metodologia de ensino, estímulo às atividades acadêmicas e complementares, corpo docente, laboratórios especializados e infraestrutura. 

Estímulo às atividades acadêmicas 

Segundo a comissão avaliadora, os objetivos do curso de Engenharia Ambiental estão definidos em consonância com o PDI, diretrizes nacionais e conteúdos curriculares. “A metodologia utilizada está comprometida com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de profissionais autônomos e cidadãos. Há suficiente estímulo às atividades acadêmicas, especialmente as de extensão. As atividades complementares estão regulamentadas pela Instituição e abrangem temas pertinentes ao curso e à formação do Engenheiro Ambiental. Temas atuais como sustentabilidade, diversidade, direitos humanos são abordados. Há adequada representação discente no colegiado do curso”, destacaram os avaliadores do MEC.

O empenho da coordenação do curso, bem como de todo corpo docente, para oferecer o ensino da mais alta qualidade também foi elogiado pela comissão avaliadora. “Verificou-se grande dedicação por parte da coordenação à gestão do curso, no sentido do atendimento às necessidades dos discentes e docentes, havendo, portanto liderança no exercício das funções, acessibilidade a informações, conhecimento e comprometimento. O atual corpo docente demonstra alta motivação e desenvolve várias atividades de extensão com a participação do corpo discente, o que reflete positivamente na produção acadêmica e na consolidação do projeto do curso”, destaca o relatório.

Infraestrutura
 

Ainda de acordo com os avaliadores do MEC, as instalações físicas utilizadas pelo curso de Engenharia Ambiental atendem plenamente as suas necessidades. “Os equipamentos e os serviços destinados aos laboratórios especializados atendem plenamente às atividades requeridas em sua totalidade”, relato o documento. 

No relatório da comissão avaliadora os acervos bibliográficos foram citados com considerações muito positivas. “O processo de controle e registros acadêmicos implantado é informatizado, seguro e encontra-se atualizado, podendo ser acessado pelos docentes e discentes para a obtenção das informações pertinentes a cada segmento. Os acervos de bibliografia básica e complementar, além de periódicos, atendem de forma plena as necessidades dos discentes. A instituição de ensino possui assinaturas de títulos de periódicos e estimula os discentes a utilizarem o Portal da Capes”, descreveram os avaliadores.



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