quinta-feira, 14 de junho de 2012

Unipac lança projeto de sustentabilidade

Projeto prevê ações de conscientização e educação ambiental

Discussões acerca de ações de sustentabilidade estão cada vez mais aquecidas com os iminentes impactos ambientais e com a proximidade da Conferência das Nações Unidas Rio +20 sobre Desenvolvimento Sustentável, que reúne representantes de todos os continentes no Rio de Janeiro (RJ), de 13 a 22 de junho.

É neste contexto que a Unipac Vale do Aço faz a sua parte ao lançar o Projeto Unipac Sustentável, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações que minimizem os impactos gerados pela instituição de ensino ao meio ambiente. Tais ações estão sendo compiladas em programas de Educação Ambiental que buscam identificar os problemas e resíduos gerados na instituição de ensino e suas prováveis soluções em diferentes linhas de atuação.


Sob condução da coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Andressa Rocha Lima Torrezani, do professor de Educação Ambiental Jônathas Malaguth Costa, e da coordenadora do curso de Engenharia Civil, Vera Christina Vaz Lanza, o projeto Unipac Sustentável teve início no mês de maio com a elaboração do pré-projeto.

Segundo Vera Lanza, a iniciativa do projeto reafirma a necessidade de que toda empresa precisa ser sustentável para proteção dos recursos ambientais. “A redução do consumo de energia, água, papel, a princípio, era uma questão ambiental. Mas, atualmente, quando falamos de sustentabilidade, a discussão se torna maior e atravessa questões econômicas, sociais e culturais. Para a Unipac, ser uma instituição de ensino sustentável é mais do que se preocupar com o meio ambiente, é ser mais uma força para garantir um futuro sustentável ao planeta”, ressalta a coordenadora. 

Linhas de atuação  

Ainda em fase de diagnóstico, o Unipac Sustentável terá ações desenvolvidas com base em linhas de atuação que envolvem coleta seletiva, Educação Ambiental com mecanismos de mobilização e capacitação dos funcionários, alunos e professores, além de redução do consumo de energia e água dentro da instituição de ensino; ações de conscientização nas escolas da região do Vale do Aço, neutralização da emissão de CO2 emitida pela instituição, eventos de discussão acerca do tema, divulgação de resultados e inclusão de novas propostas.

Como todas as atuações visam à sustentabilidade, em alguns momentos os programas em desenvolvimento serão integrados na área de mobilização para melhor visibilidade e abrangência do público alvo envolvido.

Primeiros passos 

Ainda conforme a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Vera Lanza, as primeiras ações do Unipac Sustentável foram implantados a partir da análise do consumo médio de energia e água, e média de resíduos produzidos pela instituição de ensino. “Com o início do estudo, identificamos que poderia ser feita uma economia de energia, água, papel e tinta de impressora. Por isso, colocamos lembretes nos interruptores de luz e ventiladores, banheiros e computadores que induzem o consumo consciente”, comenta. 

Outra ação recomendada aos funcionários e docentes da Unipac foi o uso da fonte Spranq eco sans para impressão de documentos. Conhecida como fonte ecológica, ela possui “furinhos” em seus traços, o que gera uma economia média de 30% da tinta da impressora. 

Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Andressa Torrezani, com as primeiras ações é possível observar uma mudança de comportamento de toda comunidade acadêmica. “Estamos no início do projeto e, apenas com os adesivos informativos, já é notória a conscientização dos funcionários, alunos e professores com relação a utilização de luz, ventiladores e papel. Isso mostra que teremos muito êxito quando outras ações do projeto forem implantadas”, observa a docente. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9.795/99, a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, incumbindo às instituições educativas, promovê-la de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolve.

Com o Projeto Unipac Sustentável, a Unipac Vale do Aço atinge a esse objetivo alcançando a todos os cursos da instituição de ensino. “O próximo passo do projeto será a divulgação e capacitação do público interno, pois o engajamento de funcionários, discentes e professores é fundamental para o seu sucesso. Além da conscientização, todos poderão participar com sugestões de novas ações”, declara Andressa Torrezani. 

O professor de Educação Ambiental do curso de Engenharia Ambiental, Jônathas Malaguth Costa revela que o projeto induzirá uma mudança de hábitos. “Todo projeto de Educação Ambiental tem como principal dificuldade em sua implantação a mudança dos costumes. Por isso, pequenas ações no dia a dia, como os avisos e lembretes, além da mobilização para conscientizar o público interno, ajudam no processo de reeducação, e alavancam o projeto. Com o tempo, as novas ações tornam-se hábitos”, pontua Jônathas Malaguth.  

Dia Mundial do Meio Ambiente 

As ações de conscientização do Unipac Sustentável também chegaram ao Parque Ipanema e à Câmara Municipal de Ipatinga, de 2 a 6 de junho, com a Semana Integrada de Meio Ambiente, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Os cursos de Engenharia  Ambiental e Psicologia abordaram o tema “Os diferentes olhares sobre a sustentabilidade”. O evento contou também com debates, mesas-redondas e exibição de documentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.