quarta-feira, 20 de março de 2013

Clínica Escola da Unipac Vale do Aço recebe pacientes para atendimento com futuros psicólogos

Promover o bem-estar do indivíduo e da comunidade, bem como a descoberta de métodos e práticas que possibilitem a consecução desse objetivo é um dos princípios fundamentais da profissão do psicólogo, segundo o Código de Ética do profissional. Este também é o principal objetivo da Clínica Escola, um dos mais bem-sucedidos projetos extensionistas desenvolvidos pela Unipac Vale do Aço que fornece atendimento multifuncional à comunidade.

A novidade é que a Clínica Escola está recebendo inscrições de interessados em obter atendimento clínico psicológico. O tratamento é concedido prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e a outros interessados. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, de 7h30 às 19h, e sábado, das 8h às 17h, pelos estudantes de 8º, 9º e 10º períodos do curso de Psicologia da Unipac, sob acompanhamento de psicólogos-docentes do curso que possuem vasta experiência na área Clínica.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Além de proporcionar maior interação e proximidade com a comunidade, a Clínica Escola enriquece a formação acadêmica dos alunos, por ser campo de estágio curricular dos futuros psicólogos. “Semanalmente, os alunos se reúnem com o professor-supervisor para relato do atendimento feito com os seus pacientes. A partir das informações discutidas na supervisão, o aluno é orientado quanto a melhor forma de conduzir o próximo atendimento com o paciente”, valoriza a coordenadora do curso de Psicologia da Unipac, Alcina Gonçalves.

Ainda de acordo com a docente, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática do psicólogo clínico com a orientação de profissionais que trabalham na área há vários anos. “Quando o estudante vivencia a profissão, o aprendizado é mais eficaz, principalmente, quando supervisionados por professores que possuem bagagem profissional na área clinica, como acontece na Clínica Escola”, enfatiza a coordenadora.

ATENDIMENTOS
 
Desde 2009, a Clínica Escola já recebeu cerca de mil pacientes. Em uma pesquisa realizada com os pacientes atendidos em 2011, 98% consideraram como ótimo os serviços prestados pelos alunos de Psicologia.

Para Alcina Gonçalves, o resultado motiva o desenvolvimento do trabalho. “Trabalhamos com a satisfação de que estamos promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pacientes, como rege o Código de Ética do Psicólogo”, completa a coordenadora. 

AGENDE UM HORÁRIO

Escolas Municipais e Estaduais, bem como Instituições Filantrópicas e Projetos Sociais, podem realizar parceria com a Clínica Escola, através de um Convênio para que possam encaminhar pessoas para atendimento.
 

A Clínica Escola está na Rua Argel, 171, Bethânia. Para agendar um horário, entre em contato pelo telefone 3827-7741 ou 8447-8533.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.