terça-feira, 31 de agosto de 2010

ÁREA DE NEUROCIÊNCIAS GANHA IMPULSO COM SUPERCOMPUTADOR

Dentro de duas semanas, o Instituto de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá um supercomputador, doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça. O equipamento será instalado no campus do Cérebro da UFRN, no município de Macaíba.

A cerimônia de assinatura da doação do supercomputador ocorreu nesta segunda-feira, 30, no Consulado da Suíça em São Paulo. Firmaram o acordo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Patrick Aebischer, e o conselheiro federal suíço Didier Burkhalter.

A doação resultou da parceria entre o Ministério da Educação e a Associação Alberto Santos Dumont para a Pesquisa, entidade presidida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolélis. Ele recebeu o equipamento da Escola de Lausanne e o repassou ao governo federal brasileiro.

Na cerimônia, o ministro Fernando Haddad destacou a importância da nova tecnologia nas pesquisas brasileiras. “O impacto será imediato na educação superior, mas em médio e longo prazos toda a educação básica vai sentir os efeitos positivos das inovações”, afirmou. A descentralização de projetos de pesquisas em ciências e educação para a região Nordeste também foi lembrada pelo ministro.

O equipamento que será instalado na UFRN é um supercomputador BlueGene/L, da IBM, com capacidade de 22 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de operações por segundo), pesa duas toneladas e custa em torno de R$ 22 milhões. Entre as possibilidades que oferece, permite a análise de dados de atividade cerebral, de genomas e de modelos biológicos.

Campus
Com recursos do MEC, a UFRN está construindo o campus do Cérebro. As obras devem ser concluídas em 2011. O Instituto de Neurociências também recebe verbas do governo do Rio Grande do Norte e doações de entidades de pesquisas. O campus será especializado em neurociências, com ênfase em educação.

Fonte: www. mec.gov.br - Segunda-feira, 30 de agosto de 2010 - 11:29 São Paulo, 30/8/2010 — Assessoria de Comunicação Social