quinta-feira, 13 de maio de 2010

17º EDUCAR TRAZ INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA AS ESCOLAS

Lousa digital, scanner que projeta as anotações do professor na parede e softwares que exploram a anatomia do corpo humano são algumas das inovações tecnológicas para educação apresentadas na 17ª Educar – Feira Internacional de Educação. O evento, inaugurado nesta quarta-feira (12), continua até sábado (15), no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira reúne 50 empresas expositoras de produtos e serviços na área da educação. Alguns lançamentos foram apresentados como o Scan System, um scanner fabricado na China que é comercializado no Brasil há um mês. O equipamento projeta na lousa objetos ou até as anotações que estão em um caderno. Também há opção de zoom.

Outro destaque é o software desenvolvido pelas empresas Smart e P3D para as aulas de biologia, geografia e química de alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental e ensino médio. Com o programa, o aluno pode ver internamente, em 3D, o corpo humano e de uma carpa. Músculos, órgãos e ossos também são projetados.

Na aula de geografia, o professor exemplifica em um clique as consequências do efeito estufa. As imagens são projetadas em telas sensível ao toque – touch screen – onde o professor também pode escrever e desenhar.

A Dell trouxe para a Educar um sistema onde os alunos assistem às aulas em uma lousa digital conectada por computadores em rede. O docente coordena as funções, envia arquivos simultâneos e interage com a classe por meio de chats. Se o aluno quiser navegar fora do conteúdo sugerido, é denunciado por luzes que piscam no computador do professor.

Para a organizadora da feira, Luciana Melo, a tecnologia é uma realidade das crianças, por isso é preciso utilizá-la como ferramenta para atraí-las. “É um recurso que pode ser utilizado para garantir mais comprometimento e menos evasão.”

Palestras
O 6º Seminário de Gestão em Educação ocorre no mesmo espaço, paralelo à feira, com palestras nacionais e internacionais durante todo o dia. O tema central é “Limites e Horizontes da Inovação na Escola.”


Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/05/feira-em-sao-paulo-traz-inovacoes-tecnologicas-para-escolas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.