sexta-feira, 18 de maio de 2012

Enfermagem e Serviço Social da Unipac se unem para debater políticas de saúde

Entre os dias 21 a 25 de maio, a partir das 19h, estudantes, docentes e profissionais da área da saúde se reúnem para a 9ª Semana de Enfermagem e 11ª Semana de Serviço Social, realizadas pelos cursos de Enfermagem e Serviço Social da Unipac Vale do Aço. Os eventos são realizados anualmente sempre no mês de maio, alusivos ao dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12, e do Assistente Social, no dia 15.

Com a temática “A importância da Interdisciplinaridade na Política de Saúde” os dois eventos acontecem, pela primeira vez, com a programação integrada. Palestras, oficinas de estágio, exposição de trabalhos científicos, tendas temáticas com orientações à comunidade e relatos de experiências profissionais serão abordados simultaneamente pelos dois cursos, inclusive de forma interdisciplinar.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Letícia França Fiúza Bacelar, unir as duas atividades possibilitará discussões mais ricas acerca da atuação dos profissionais de ambas as áreas. “Em muitas situações, como na prática hospitalar ou no que diz respeito à saúde da família, o enfermeiro e o assistente social integram equipes com o foco multidisciplinar. Portanto, discutir a política da saúde proporcionará maior conhecimento sobre o trabalho desenvolvido em conjunto pelos profissionais”, pontuou a docente.

Lorena Gomes de Melo, coordenadora do curso de Serviço Social, revela que o objetivo do evento é fazer com que os discentes entendam a importância da interdisciplinaridade, enfatizando o papel do enfermeiro e do assistente social nos programas de saúde. “Realizar os eventos em conjunto vem ao encontro da necessidade de se obter uma perspectiva interdisciplinar no processo de formação dos nossos alunos. Tudo para que os futuros profissionais reconheçam as possibilidades de sua atuação no mercado de trabalho e a necessidade de se trabalhar os usuários dos programas numa perspectiva de totalidade”, explica.

Programação

A programação do evento será aberta com a apresentação do Circo da Casa da Esperança, no dia 21, das 18h40 às 19h20. Outra atividade cultural está prevista para o dia 22, das 21h às 21h20, com a apresentação Escola de Música Mozart.

No tocante às palestras programadas para a Semana Integrada dos cursos de Enfermagem e Serviço Social, os temas a serem abordados são “Enfermagem domiciliar”, “Planejamento familiar: métodos contraceptivos”, “Humanização do atendimento na política de saúde”, “Tabagismo”, “Ética e saúde”. Além desses assuntos, as discussões também permeiam questões como “Atenção integral à saúde de crianças e a adolescentes economicamente ativos: o papel do SUS e da Renast”, “Política de Saúde Mental”, “Centro de controle de doenças infecto-parasitárias” e “A saúde do trabalhador: o assédio moral em debate”.

Segundo Letícia Bacelar, a apresentação do projeto interdisciplinar de Enfermagem “Integrando os conhecimentos de enfermagem” é um dos grandes momentos do evento. “Neste momento, serão debatidos diversos estudos de caso em relação aos cuidados de enfermagem na atenção básica e hospitalar, promovendo a discussão sobre a integralidade das ações de enfermagem e o entendimento da inter-relação dos diversos conhecimentos necessários à formação do enfermeiro”, enfatizou a coordenadora do curso de Enfermagem.

A coordenadora do curso de Serviço Social destaca as oficinas de estágio como ponto alto do evento. “Os alunos terão a oportunidade de apresentar suas experiências nos diversos espaços de trabalho em que estão inseridos”, frisa Lorena Melo.

Clique AQUI e veja a programação completa.

Participação

O evento é gratuito, com vagas limitas e aberto ao público. Informações podem ser adquiridas pelos telefones 2109-2315 e 0800 724 2300 ou pelos e-mail’s enfermagem@unipacvaledoaco.com.br e servicosocial@unipacvaledoaco.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.