segunda-feira, 21 de março de 2011

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down

Atores do filme City Down
Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da síndrome de Down. Quem tem síndrome de Down tem uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa. Por isso, a data 21/03 é tão simbólica por fazer alusão ao cromossomo extra no par de número 21 – 21/03.
A data é celebrada desde 2006. No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE, mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome.
Os brasileiros portadores da síndrome devem passar da casa dos 20 milhões. Existem avanços, mas ainda falta muito para que estas pessoas tenham uma vida com mais facilidades. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais mais preparados pra ajudar a cuidar destas crianças mais que especiais.
Recentemente foi lançado um filme feito só com atores portadores da síndrome. O filme City Dawn mostra uma cidade onde todos tem a Síndrome de Dawn. A historia fala do drama de uma família comum que possui pai, mãe e filhos adolescentes. A filha dessa família está descobrindo o amor e como sempre acontece ela engravida. O clímax do filme então surge. Numa cidade onde todo tem Síndrome de Down um bebe que não possui a síndrome nasce. Como será o comportamento deles.
Veja o filme aqui 
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.