sexta-feira, 4 de março de 2011

Alunos da Unipac participam de ação promovida pelo HMC

O dia 10 de março foi instituído como o Dia Mundial do Rim. Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou a campanha "Previna-se" que tem como tema central esse ano: "Proteja seus rins, salve seu coração". A iniciativa, que é realizada desde 2003, visa alertar e orientar a população para a necessidade do diagnóstico precoce das doenças dos rins.

No Vale do Aço, o Hospital Márcio Cunha (HMC), por meio do Centro de Terapia Renal, promoverá a Campanha do Dia do Rim. O evento contará com palestras de cunho preventivo em unidades educacionais e distribuição de material didático. 

A Unipac Vale do Aço foi uma das instituições escolhidas para sediar palestras. Nesse sentido, entre os dias 14 e 15 de março, alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e biomedicina estarão envolvidos na ação. “A ideia é que os graduandos atuem como multiplicadores e repassem as informações recebidas aos outros públicos com os quais mantém contato”, ressalta a coordenadora do curso de enfermagem, Letícia França Fiúza Bacelar.

Diferentemente de doenças como diabetes e hipertensão, as doenças renais crônicas - DRC - e também são pouco conhecidas pela população. A ausência de informação faz com que muitos indivíduos descubram a doença, que em alguns casos não apresenta sintomas, em uma fase muito avançada, em que as alterações são irreversíveis.

Segundo a SBN, o número de pacientes com DRC tem crescido em todo mundo, inclusive no nosso país. A estimativa é que dez milhões de brasileiros tenham problemas renais em diferentes estágios de evolução, mas a maioria não sabe que está doente. Além disso, avalia-se que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programa de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento. Na fila de transplante renal existem cerca de 37,5 mil pacientes, o que significa que um número expressivo de brasileiros fará o diagnóstico em fase terminal de doença ou morrerá sem ter a chance de ser tratado. 

A verdadeira epidemia de casos de doença renal crônica no Brasil e no mundo decorre, sobretudo, do aumento da incidência de diabetes mellitus e hipertensão arterial. A campanha Previna-se já atingiu diretamente mais de 3,7 milhões de pessoas. 

O rim

Nossa sobrevivência depende do funcionamento normal dos rins. Embora sejam pequenos (cada rim tem o tamanho aproximado de 10 cm), o balanço sadio da química interna de nosso corpo se deve em grande parte ao trabalho deles. Nesse sentido, os órgãos vitais são responsáveis por quatro funções no organismo: eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração; regulação da formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos; regulação da pressão sanguínea; e controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo. 

Programação 
1º período de enfermagem (noturno): dia 14/03 as 19:20 horas
5º período de enfermagem (noturno): dia 14/03 as 21:20 horas
3º período de enfermagem (noturno): dia 15/03 as 21:20 horas.
1º período de Biomedicina (noturno):  dia 16/03 as 19:20 horas.
7º período de enfermagem (noturno): dia 16/03 as 21:20 horas
5º período de Farmácia (matutino): dia 14/03 as 9:30 horas

Imagem Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.