quinta-feira, 19 de abril de 2012

Unipac Vale do Aço firma convênio com Instituto Cenibra


Por meio de estágio curricular, alunos participarão de atividades para aprimorar os projetos sociais da entidade

Uma reunião de abertura, realizada ontem (18), no Instituto Cenibra, em Belo Oriente, marcou o início do projeto piloto de um convênio firmado entre Unipac Vale do Aço e o Instituto Cenibra, que visa potencializar os projetos sociais desenvolvidos pela entidade. A parceria também objetiva a implantação de uma estratégia de gestão para as ações de responsabilidade social da entidade, fundamentada nas premissas da metodologia da Gestão Integrada de Território, da Cenibra. 

O trabalho conciliará a demanda dos projetos sociais realizados nas comunidades da Região do Rio Doce pelo Instituto, com o potencial técnico-científico dos alunos da Unipac, visando buscar soluções sustentáveis para os projetos. Os estudantes, por sua vez, atuarão como estagiários, ou ainda exercendo atividades complementares em sua grade de formação.

A coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto Cenibra destacou a importância da parceria. “As ações do Instituto Cenibra buscam atender as demandas das comunidades em harmonia com a preservação ambiental, vocação cultural e econômica. O trabalho a ser realizado com a Unipac proporcionará efetivo desenvolvimento social de forma integrada", afirmou.

Os projetos sociais envolvidos nesta parceria são o “Mulher de Fibra”, cujo objetivo é fortalecer a atuação das mulheres em sua comunidade; “Água Limpa”, que visa contribuir para o desenvolvimento local, integrado e sustentável da comunidade por meio da produção de alimentos para geração de renda para famílias; e “Parceria Agrícola Santa Marta e Marcocem”, que buscam fortalecer o segmento produtivo da agricultura familiar e gerar alternativas de trabalho e renda aos agricultores.

Potencial técnico-científico

As ações que integram o convênio foram iniciadas pelo curso de Psicologia, mas poderá envolver todos os cursos da Unipac que puderem exercer atividades afins aos projetos.  Segundo Flávia Guimarães Ribeiro, coordenadora da Central de Estágio e do curso de Fonoaudiologia da Unipac, já está em andamento o projeto de estágio para inserção também dos estudantes dos cursos de Engenharias Química, Produção e Ambiental.

“Esta será uma oportunidade de vivência profissional em projetos sociais. Integrar as ações do Instituto Cenibra proporcionará uma experiência muito rica aos nossos alunos, que agrega valor tanto à formação acadêmica quanto ao trabalho desenvolvido pela entidade”, pontua Flávia Guimarães.

No total, 16 alunos do 6º, 7º e 9º períodos do curso de Psicologia participam do projeto piloto, até o fim deste semestre. Com a possibilidade de continuidade para outros semestres, novos alunos do curso serão envolvidos.

Serão desenvolvidas atividades como treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação e intervenção em processos grupais e organização dos processos de trabalho. Essas estratégias partiram das demandas apontadas pelo Instituto, quando foram destacados temas, como associativismo, cooperativismo, trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, gestão do negócio, marketing: novos mercados, contabilidade, saúde física e psicológica, além de organização social da comunidade, a serem trabalhos com as comunidades envolvidas nos projetos.

Para a coordenadora do curso de Psicologia da Unipac Vale do Aço, Alcina Gonçalves, além de possibilitar o trabalho teórico-prático, a parceria permitirá aos futuros psicólogos a oportunidade da aproximação do contexto social. “Com o projeto, nossos alunos vivenciarão a realidade dos municípios, principalmente, no que diz respeito às questões de vulnerabilidade social. E, sobretudo, o trabalho de campo estimula o interesse pela pesquisa e desperta a necessidade de buscar qualificação sobre as demandas da sociedade”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.