quinta-feira, 16 de junho de 2011

Unipac Vale do Aço comemora Dia Nacional da Química

A produção do fogo foi um dos primeiros fenômenos relacionado à Química. Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos sobre a ciência, ou seja, ela já faz parte da nossa vida há milhões de anos. Na literatura, a definição da química é encontrada como o ramo do conhecimento que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.

O debate sobre a ciência e os benefícios que ela tem oferecido à sociedade será intensificado no próximo dia 18 de junho, quando será comemorado o Dia Nacional da Química. Na Unipac Vale do Aço, que oferece o curso de Engenharia Química, as comemorações começam hoje (16), com a realização da palestra “Modelagem Molecular”. O debate, direcionado a graduandos e profissionais da região, será conduzido professor doutor André Maurício de Oliveira, que também é coordenador do curso de Química do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). 

O Dia Nacional da Química marca a promulgação da Lei nº 2.800, de 1956, que possibilitou a criação do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais, órgãos de fiscalização e regulamentação do exercício profissional.

CATEGORIA

Coordenador de Engenharia Química William Argolo
Conforme o coordenador do curso de Engenharia Química da Unipac Vale do Aço, Willian Argolo Saliba, a categoria profissional dos engenheiros químicos pode-se considerar privilegiada, uma vez que possui duas datas comemorativas: 18 de junho, Dia da Química, e 20 de setembro, Dia do Engenheiro Químico. Isso porque ao concluir a graduação, esse profissional pode optar por obter o registro no Conselho Regional de Química ou no de Engenharia.

Para o coordenador, que também atua como delegado do Conselho Regional de Química (CRQ) no Vale do Aço, a ciência é a base da vida. “Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos”, aponta Saliba.

ANO DA QUÍMICA

A diversidade da química é sustentada pela natureza e pelas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia. Nesse sentido, visando celebrar as grandes descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos da ciência, a 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o ano de 2011 como o “Ano Internacional da Química (AIQ)”.

O Ano Internacional da Química tem como meta uma ação mundial com o slogan Chemistry for a better world (Química para um mundo melhor). “A proposta do AIQ é promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da ciência para a humanidade”, acrescenta Willian Saliba.

No Brasil, por meio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o conjunto de ações também é uma maneira de congregar a comunidade de químicos brasileiros e, com isso, poder contribuir ativamente com o Programa Nacional de Ciência e Tecnologia.

A QUÍMICA E A MULHER

O AIQ também celebrará as conquistas da Química, como os 100 anos de entrega do Prêmio Nobel de Química a polonesa Marie Curie. A cientista foi a primeira mulher a ganhar o prêmio e se destacou como pesquisadora em uma época em que as universidades eram de domínio masculino.

Marie foi a responsável pelo estudo da radioatividade. Foi a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e que essa área começou a se desenvolver de fato. “Dessa forma, a intenção do AIQ é também comemorar o papel da mulher na ciência”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Química.

ALUNOS DESENVOLVEM PROJETO INOVADOR

O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas. Pensando na dinâmica do mercado de trabalho, o curso de Engenharia Química da Unipac Vale do Aço incentiva os alunos a desenvolverem a capacidade de análise e de propor novas soluções.

“É importante para o graduando desenvolver e participar das atividades oferecidas pela instituição. Essas ações visam despertar nos alunos formas de solucionar problemas por meio do pensamento crítico”, acrescenta a professora da disciplina de Fenômenos de Transporte II, Débora Pinheiro Guimarães Mendes.

Um bom exemplo dessas atividades, que visam aliar teoria e prática, é o desenvolvimento de ferramentas e materiais para as aulas práticas, nos laboratórios da instituição, pelos graduandos. “Recentemente, um grupo de alunos desenvolveu dois trocadores de calor (dispositivos para transferência de calor eficiente de um meio para outro) um em espiral e outro em duplo tubo e promoveram a comparação entre as características dos mesmos. O novo equipamento possui baixo custo e pode ser reutilizado”, aponta a docente. 

O projeto desenvolvido pelos alunos da Unipac Vale do Aço poderá ser visto no próximo sábado (18), durante exposição no CEFET/MG, em Timóteo. Roseni Fernandes de Souza, do 6º período de Engenharia Química e uma das integrantes do grupo que desenvolveu o trocador, explica que o equipamento é voltado para a área industrial e utilizado com frequência na indústria de petróleo.

“Nessas empresas dutos metálicos possuem grande comprimento e ocupam consideráveis espaços. Por isso, a nossa proposta contempla dois trocadores de calor, um com formato duplo tubo, que é grande, ocupa muito espaço e gasta mais material; e outro com formato em espiral, o que gerou uma economia significante em espaço e material. O segundo modelo apresentou ser mais eficiente. Além disso, o grupo pode aprender na prática a teoria ensinada na sala de aula e discutir sobre a atuação do engenheiro”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.