Estágios em empresas de grande porte do Vale do
Aço estão entre as diversas oportunidades conquistadas pelos alunos da Unipac
Vale do Aço. Quem compartilha desta experiência são as estudantes do curso de Administração da Unipac Timóteo Priscila Lage Silva,
Grasiele Aparecida Pereira e Andrea de Souza Andrade, que, agora, integram o
quadro de estagiários da Aperam South America (antiga Acesita).
Das
quatro vagas oferecidas para estudantes de Administração no Programa de Estágio
Aperam 2012, três foram conquistadas pelas alunas da Unipac. Para obtenção da vaga, os candidatos inscritos passaram por
um criterioso processo seletivo, que envolveu triagem de currículo, avaliação
psicológica, dinâmica de grupo, entrevistas técnicas, avaliação de Inglês para
cursos específicos e exames médicos.
O coordenador do curso de
Administração da Unipac Timóteo, Paulo Roberto Silva, ressalta que o curso de
Administração prepara os seus alunos para o mercado e para conquista de
estágios. “A metodologia de ensino do curso é constituída de projetos
interdisciplinares. Tudo para que os nossos alunos coloquem em prática o
conhecimento adquirido em sala da aula. A cada período, por meio de feiras,
seminários, projetos e planos de negócios, os estudantes vivenciam a realidade
das organizações com trabalhos que possuem a dimensão semelhante a de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”,
reforça o coordenador.
Na Unipac, além de um
ensino de qualidade, que prepara o aluno para o mundo corporativo, os
graduandos contam também com a Central de Estágio que auxilia no processo de
seleção. “Por meio do Programa de Capacitação do Estagiário, a Central de
Estágio oferece palestras, minicursos e oficinas sobre temas relacionados à
apresentação pessoal, comunicação, ética e relacionamento. Esta ação
preparatória possibilita que os estudantes tenham atitude, o que também é muito
importante em um processo seletivo”, frisa.
Aluna do 8º período, Andrea
de Souza acredita que o estágio, além da experiência prática, ensina a
ter conduta profissional.
“Trabalho para ser uma profissional com as competências requeridas pelo mundo
moderno, com comportamentos, habilidades e atitudes que possibilitem o
crescimento organizacional, o desenvolvimento humano nas organizações e a
melhoria contínua dos processos”, enumera a estagiária do departamento Fiscal
Tributário da Aperam.
Formação
acadêmica e carreira profissional
Quem também acredita que o estágio enriquece a
formação acadêmica é a estudante Grasiele
Aparecida Pereira. Cursando o 7º período, a aluna faz estágio na área de
Suprimentos Matérias-Primas e Produtos Industriais da Aperam, e procura participar
de todas as atividades propostas pelos docentes. “O conhecimento adquirido nas disciplinas,
além da vivência prática de mercado dos professores, contribui muito com o
desenvolvimento do meu estágio. Com esta experiência, espero obter novas
oportunidades no mercado, pois a Aperam é uma grande vitrine de profissionais
qualificados”, revela.
No ambiente organizacional, o que faz parte da
rotina do estágio de Priscila Lage Silva são atividades da Gerência de
Suprimentos, Materiais, Insumos e Serviços da Aperam. A aluna do 7º período conta
como o curso de Administração contribuiu com a conquista do estágio. “O curso
abrange diversas áreas que dão suporte para o estágio. É possível ver que o
curso visa à formação de profissionais com
espírito empreendedor, capacitado para atuar de forma organizada e para liderar
novos negócios. Por isso, acredito que com este estágio tenho a oportunidade de
complementar meu conhecimento, que servirá de base no mercado de trabalho”,
descreve Priscila.
Mercado de
Trabalho
E é com o foco no mercado de trabalho que o curso
de Administração da Unipac Timóteo passa a oferecer, a partir deste ano, nova matriz
curricular. “O curso está mais voltado para a demanda do mercado local. Nosso
objetivo é formar profissionais com conhecimento técnico-científico em
Administração, capacitados para atuar no mercado de trabalho de forma criativa
e inovadora, com aptidão para compreender as questões sociais, políticas e
econômicas da produção e operações e seu gerenciamento”, informa o coordenador
do curso Paulo Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.