quarta-feira, 31 de outubro de 2012


INOVAÇÃO, PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE
Semana do Empreendedor da Unipac aponta caminho para sucesso nos negócios
I002308.JPG
 IPATINGA – Se você pretende montar um negócio ou está em busca de ideias inovadoras para sua empresa, então não deixe de participar da Semana do Empreendedor da Unipac Vale do Aço, que acontece entre os dias 5 a 8 de novembro, no Bethânia. O evento é aberto ao público das 19h20 às 22h30. 
Durante a semana, serão apresentados trabalhos e projetos acadêmicos desenvolvidos a partir da disciplina de Empreendedorismo. “Independente da área que o aluno escolha atuar, é preciso que ele entenda e saiba agir de forma empreendedora. Um profissional empreendedor é um profissional diferenciado, que consegue visualizar boas oportunidades, tem espírito de liderança aguçado e consegue superar os obstáculos”, explica a professora Marlene Schettino, uma das coordenadoras do evento. 
Este semestre, a programação do evento conta com a participação dos cursos de Administração,Engenharia Ambiental e Ciências Contábeis. Os projetos apresentados foram desenvolvidos nas disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Marketing. 
PLANEJAMENTO COM FOCO EM RESULTADOS
A abertura das programações será na segunda-feira, 5, com a exposição de trabalhos dos alunos do curso de Administração da Unipac. Com foco no Plano de Negócios, os alunos do 7º período apresentam aos visitantes a “XIII Feira de Negócios Despertar do Empreendedor”. O objetivo da feira é mostrar a importância de planejar as ações, conhecer o mercado em que se deseja investir e o produto que será ofertado, bem como entender as necessidades dos clientes para se alcançar os resultados desejados. 
Ainda na segunda, os alunos do 5º período apresentam a “XIV  Mostra de Talentos”, um projeto de marketing voltado para a geração de ideias, com o objetivo de estimular a criatividade, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de fortalecer a relação entre a teoria e a prática. Os trabalhos que serão apresentados contemplam etapas como criação de marca, embalagem, plano de propaganda e promoção de vendas, programa de fidelização de clientes, responsabilidade social e ambiental. 
EMPREENDEDORISMO E SOLIDARIEDADE
Na terça-feira, 6,  os alunos do 4º período de Administração apresentam a “V Feira de Administração em Solidariedade”. De acordo com a professora Pollyanne Severino, o evento “é caracterizado como um trabalho interdisciplinar que visa chamar a atenção dos graduandos para as atividades desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e para a responsabilidade social”. 
O trabalho foi desenvolvido nas seguintes instituições: Asilo Lar Bom Pastor dos Velhinhos da SSVP de Iapu, Associação de Surdos do Vale do Aço, Centro Educacional Barra Alegre, Creche Comunitária Mãe Querida, EFAN - Educandário Família de Nazaré, Instituição Atalaia, Lar Divina Providência, MOTI - Movimento da 3ª idade e SOS Família. 
I002309.JPG
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade será abordada pelos alunos do 9º período do curso de Engenharia Ambiental. No dia 7, quarta-feira, a “II Mostra do Engenheiro Empreendedor” apresenta algumas possibilidades de Negócios no segmento ambiental. Para a mostra, foram desenvolvidos projetos de empresas especializadas em licenciamento de postos de combustíveis, reaproveitamento e reciclagem de papel, destinação adequada de resíduos sólidos, reaproveitamento e reciclagem de resíduos da construção civil, entre outros. 
coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Andressa Rocha Lima Torrezani, destaca a importância da disciplina empreendedorismo para a formação dos futuros engenheiros. “Um bom engenheiro precisa pensar de forma sustentável e inovadora, para se destacar e sobressair no mercado. Ele poderá utilizar, ainda, seus conhecimentos de forma intraempreendedora, possibilitando o crescimento e destaque na empresa onde atua”, explica. 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
O fechamento da Semana será no dia 8, quinta-feira, com a “IV Mostra de Serviços Contábeis”, realizada pelos alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis. Para a Mostra, os alunos desenvolveram empresas acadêmicas em vários ramos, como prestação de serviços de festas, indústria de beleza e cosméticos, panquecas e drinks sem álcool. “Optamos por trabalhar os Serviços Contábeis de forma diferente, buscando novos segmentos como a consultoria, por exemplo. Para se manter no mercado de trabalho hoje, o empreendedor precisa ser criativo e saber inovar e é este pensamento que buscamos desenvolver em nossos alunos”, finaliza a professora do curso de Ciências Contábeis, Claudinéia dos Santos.