quarta-feira, 31 de outubro de 2012


EGRESSO DE DESTAQUE
Ex-aluno da Unipac é aprovado em concurso federal para engenheiro civil
I002306.jpg
 Além do título de graduado em suas respectivas áreas de formação, os alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac), ao concluírem o curso, levam conhecimentos práticos e teóricos que permitem alcançar lugar de destaque. A evidência está no mercado de trabalho, através da aprovação em disputados concursos públicos e processos seletivos de empresas privadas, seja ou na carreira acadêmica, garantindo vagas em mestrados de renomadas instituições de ensino, como USP e UFMG, seja na publicação de artigos em revistas científicas no Brasil e no exterior. 
 
Prova disso foi a recente aprovação do egresso do curso de Engenharia Civil da Unipac Ipatinga, Clóvis José de Prado, no concurso federal da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, com atuação nos estados de Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro ou no Distrito Federal.
 
Clóvis obteve a 82º colocação, das 321 vagas disponibilizadas para o cargo de Engenheiro Civil. O concurso foi realizado no último mês de setembro e disponibilizou 800 vagas, para os níveis de escolaridade médio, técnico e superior. Em todo Brasil, mais de 35 mil candidatos participaram do processo.
 
Clóvis formou-se na primeira turma do curso de engenharia civil da Unipac Ipatinga, em 2010. O engenheiro conta que a preparação para o concurso foi tranquila, uma vez que as disciplinas técnicas foram bem assimiladas durante o tempo em que frequentou a academia. “Foquei meus estudos na parte de ferrovias. Já nos assuntos de estruturas, pontes, soldas, fiz apenas uma revisão porque estas disciplinas foram muito bem abordadas pelos professores do curso de engenharia”, reforçou.
 
De acordo com o engenheiro, os seminários, as aulas práticas realizadas no Laboratório de Solos e a visitas técnicas feitas foram fundamentais para seu desempenho. “As atividades extraclasse são uma forma diferenciada de assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula, e apresentar uma noção da prática diária. Não adianta saber os conceitos se não soubermos distinguir onde aplicá-los”, frisou. 
 
ESFORÇO RECONHECIDO
Há 12 anos, Clóvis é supervisor de Projetos e Obras na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Casado, pais de três filhas, o engenheiro comenta os desafios de enfrentar os bancos da faculdade já na fase adulta. “A aprovação neste concurso é o reconhecimento de um esforço de anos. Não é fácil trabalhar o dia todo, estudar e dar atenção à família. O incentivo da minha família e o apoio dos coordenadores e professores do curso foram essenciais para que eu acreditasse no meu potencial e pudesse chegar até aqui”, finalizou. 
 
SOBRE A VALEC 
A Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes, é uma empresa com função social voltada para a construção e exploração de infraestrutura ferroviária. Entre suas áreas de atuação, destacam-se a administração dos programas de operação da infraestrutura ferroviária, a fiscalização de obras de infraestrutura ferroviária, a exploração de estradas de ferro e a promoção e desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos.