quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MEC confirma qualidade da Unipac Ipatinga


Cursos receberam ótimas notas em visita de comissões avaliadoras

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga (Unipac) comemora os resultados obtidos nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Entre os dias 24 e 27 de agosto, a Unipac Ipatinga recebeu, simultaneamente, a visita de cinco comissões avaliadoras que confirmaram a qualidade do ensino da instituição e reconheceram os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Farmácia.

Como resultado da visita, os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia Química conquistaram nota 4. Farmácia e Ciência da Computação também tiveram seu padrão de qualidade atestado com nota 3. “Os resultados das avaliações são uma conquista dos nossos alunos e toda equipe acadêmico-administrativa. Por meio dessas notas, as comissões do MEC atestaram o empenho da Unipac em obter um padrão de qualidade no ensino e na preparação de nossos graduandos para o mercado de trabalho. Estamos certos de que oferecemos as melhores condições de ensino e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. É a Unipac cada vez melhor!”, comemorou o diretor acadêmico Júlio César Alvim.

Ainda este ano, a Unipac Ipatinga aguarda outras comissões do MEC, que avaliarão a Instituição e os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental.

 
Dimensões da avaliação

A avaliação dos cinco cursos foi embasada em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. Entre os itens observados, foram apontados a coerência dos conteúdos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além da atuação do coordenador, metodologia de ensino, estímulo às atividades acadêmicas e complementares, laboratórios especializados e infraestrutura de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O destaque do corpo docente foi a experiência acadêmica aliada à vivência profissional. Cerca de 90% do quadro de professores possuem no mínimo cinco anos de magistério, conciliados a uma enriquecedora inserção no mercado de trabalho.

Infraestrutura
 
No tocante à instalação física, as comissões avaliadoras estiveram atentas às salas de aula, salas de professores e reuniões; ao acesso dos alunos aos equipamentos de informática; aos laboratórios especializados (infraestrutura e serviços) oferecidos pela Unipac Ipatinga, além dos registros acadêmicos, bibliografia básica e complementar e periódicos especializados.

O aspecto da acessibilidade também foi elogiado pelos avaliadores do MEC. Os relatórios pontuaram que a Unipac Ipatinga oferece infraestrutura adequada para acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. “Os edifícios apresentam rampas de acesso, elevador exclusivo e banheiros adaptados”, é o que afirmaram no documento.

Ainda conforme os relatórios emitidos pelos avaliadores, outros quesitos nos espaços físicos – acústica, segurança, comodidade, ventilação, mobiliário e limpeza – também mereceram destaque. “Os espaços atendem adequadamente as necessidades para o desenvolvimento das aulas de cada curso. Além disso, as salas de aula são equipadas com material didático, conforme sua finalidade”.

Engenharias têm ensino elogiado
 
O curso de Engenharia Civil da Unipac Ipatinga recebeu considerações muito positivas da comissão que avaliou a graduação. “O curso preconiza como perfil do egresso/profissional o engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Ele é capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa para identificar e solucionar problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Outro aspecto é o estimulo à participação dos discentes em atividades acadêmicas, além de oferecê-las em cursos de extensão, visitas técnicas e diversos eventos acadêmicos”, ressaltou no relatório.

Firmando-se como uma Faculdade de referência em Engenharias, a Unipac Ipatinga também comemora a nota 4 no curso de Engenharia Química. Dentre os muitos aspectos elogiados pelos avaliadores, na avaliação do curso, foi ressaltado o caráter científico.  “Procura-se desenvolver o espírito científico nos estudantes. O egresso do curso de Engenharia Química da Unipac Ipatinga deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-cientifica. As atividades complementares abordam de forma plena os temas pertinentes à graduação e aos assuntos de interesse da sociedade como diversidade, direitos humanos e sustentabilidade. Neste sentido, a prática profissional também é estimulada por meio do estágio supervisionado. Para isso, a Unipac Ipatinga conta com inúmeras empresas parceiras da Região do Vale do Aço”, frisaram os avaliadores no documento.

Ciências Contábeis da Unipac tem a melhor nota da região
 
Outro curso que ainda está sob a euforia do resultado que atesta seu perfil de qualidade é o de Ciências Contábeis. Com a nota 4 do MEC, o curso de Ciências Contábeis da Unipac Ipatinga ostenta a melhor avaliação do MEC nesse curso no Vale do Aço. No relatório, há considerações que atestam a qualidade do ensino da Unipac Ipatinga, e que propiciam rica experiência acadêmica.

“O curso demonstra atender aos objetivos propostos e expressam os compromissos institucionais em relação ao ensino. Os setores de apoio pedagógico apresentam-se adequadamente organizados e cumprem plenamente sua função. Além disso, as atividades complementares estão sendo abordadas de forma satisfatória, respaldadas em resoluções da IES (Instituição de Ensino Superior) e normatizações do próprio curso”, elogiaram os avaliadores no texto do documento.

Outro ponto forte do curso relatado pelos avaliadores é o laboratório específico da área de Contabilidade, que possui programa contábil instalado nos computadores. “Infraestrutura e serviços de laboratórios especializados, livros de bibliografia básica e complementar, além do acesso dos alunos ao acervo e aos equipamentos de informática”, frisou a comissão.  

Farmácia destaca-se pelo estágio e atividades práticas
 
No curso de Farmácia, a comissão avaliadora do MEC destacou vários aspectos que viabilizam a ampliação do conhecimento teórico-prático dos discentes. “Predominantemente, o corpo técnico dos laboratórios possui formação na área específica e os equipamentos e materiais existentes que compõem os laboratórios especializados são essenciais para seu funcionamento, utilizados para disciplinas e desenvolvimento de estágios em análises clínicas, medicamentos e alimentos de modo suficiente”, enumerou os avalidores.

A comissão também ressaltou e definiu como enriquecedora a atuação do coordenador do curso, Arilton Januário Bacelar Júnior, em órgãos da categoria profissional. “Por tratar-se de membro das Comissões de Ética e de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, possui ativa participação no âmbito profissional da categoria, o que propicia maior interatividade do curso com a realidade do mercado profissional”.

Ciência da Computação tem metodologia ressaltada
 
No curso de Ciência da Computação, os avaliadores do MEC ressaltaram que a metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades do curso reflete o comprometimento com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de cidadãos.

O relatório ainda enfatiza o item registro acadêmico como muito bem trabalhados nesta graduação. “O registro acadêmico é realizado pela secretaria acadêmica responsável pela documentação física dos discentes. O registro é informatizado, com sistema terceirizado com acesso remoto por parte de todos os envolvidos. O aluno acessa dois ambientes (Portal do Aluno – informações relacionadas às disciplinas que estão matriculadas; e Central do Aluno – para outras informações acadêmicas e financeiras). O professor tem acesso aos diários eletrônicos e instrumentos para comunicação com os alunos”, destacaram os avaliadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.