A inauguração contou com a participação de representantes da faculdade, educadores, gestores de escolas do Sistema Público de Ensino e imprensa local. Durante a inauguração, a especialista educacional Débora Guerra discutiu e interagiu com os presentes sobre as novas dinâmicas da educação contemporânea.
Débora Guerra, conhecedora das experiências norte-americanas, ressaltou a importância de a Unipac, como instituição brasileira, estar atenta às boas práticas adotadas por faculdades do exterior. “Estas universidades (Harvard e MIT) têm inovado seus métodos de ensino, procurando adequá-los para que possam explorar os avanços das tecnologias educacionais, com foco na maior aprendizagem dos alunos. Com certeza, a educação do Vale do Aço ganha muito com esse espaço interativo de ensino”, pontuou.
A única no Vale do Aço
A Unipac Vale do Aço é uma das pioneiras no país a adotar o modelo de Sala de Aprendizagem Ativa e a única no Vale do Aço a adotar essa metodologia de ensino.
A sala
Equipada com aparelhos multimídia de última geração, distribuídos de modo a possibilitar o atendimento em rede dos alunos, a aulas realizadas na Sala de Aprendizagem Ativa utilizam metodologias que favorecem o aspecto interativo dos alunos, potencializando a relação ensino-aprendizagem.
A primeira diferença em relação ao modelo de sala de aula convencional e que salta aos olhos é a organização dos alunos: não há enfileiramento de carteiras voltadas para um único professor no quadro. Os graduandos são organizados em grupos de discussão e o professor circula entre as mesas, para acompanhar atividades e tirar dúvidas.
“Na aprendizagem ativa, o aluno assume uma postura mais participativa, na qual resolve problemas, desenvolve projetos e, com isto, cria oportunidades para a construção de conhecimento”, resumem os diretores acadêmicos Júlio César Alvim e Eliane Neves, acerca dos diferenciais do modelo.Os modernos equipamentos e a disposição da Sala de Aprendizagem Ativa chamaram bastante a atenção de Priscila Oliveira Santos, aluna do 4º período de Engenharia de Produção. Ela destacou que a disponibilização on-line do material, anteriormente às aulas, permite aos alunos melhor se preparar e apreender a disciplina. “Na prática, o modelo, por meio de uma interação significativa entre os alunos, oportuniza uma maior compreensão do conteúdo. Principalmente, no momento de retirada de dúvidas, em que o retorno do professor é mais dinâmico”, explicou.
Coordenadora do Núcleo de Estudos On-line e gestora do projeto, a professora Luciana Ulhôa explicou que no modelo de aprendizagem ativa, o professor coloca a sua experiência e o seu conhecimento a serviço da criação de situações de aprendizagem nas quais o aluno deverá construir, a partir de suas experiências, de suas concepções prévias, e da interação com seus colegas e com o professor, o novo conhecimento.
Leia mais sobre o assunto aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.