quinta-feira, 1 de março de 2012

Não busque emprego pela internet, faça a internet buscar emprego para você

Veja a dica do Marcelo Cuellar, colunista da revista Você S/A, sobre como otimizar o seu currículo na internet. 

________________________________________________________________________________


Você sabe o que acontece com o seu currículo quando você o cadastra em uma base de currículos de um site de emprego ou de uma grande consultoria?

Ele é triado eletronicamente por palavras chave ou por filtros determinados pelo headhunter em sua pesquisa. O headhunter é um profissional especializado em buscar perfis profissionais de acordo com o estabelecido por uma empresa. É um caçador, além de ser um expert em fazer uma pesquisa no Google ou nesses sites de cadastro de currículos. O headhunter digita as palavras que ele acredita que vão levar até o currículo desejado e começa a trabalhar em cima da base que a pesquisa trouxe.

E assim como em qualquer mecanismo de busca, dependendo de como seu currículo  estiver formatado ou das palavras que estiverem contidas nele, seu material aparecerá ou não nas buscas.
E quando você o encaminha diretamente para o e-mail de um headhunter? Bom, neste caso,  ele o abre de imediato e verifica se aquele CV é alinhado ao perfil das vagas que ele conduz naquele momento. Se sim, ele o lê com atenção; caso contrário, ele o armazena na base geral de CVs. E lá, fica sujeito aos mecanismos de buscas que comentei anteriormente.

Isto acontece porque a quantidade de CVs recebida por um headhunter diariamente é realmente grande, o que confere aos candidatos que se utilizam destas ferramentas de envio de CV um certo anonimato.
Então como fazer para que seu CV seja escolhido no meio de tantos outros?

Simples, faça com que sua rede de contatos divulgue seu CV para você. A internet é mais do que um meio de divulgar amplamente e com baixo custo seu CV. A internet é onde você busca informações preciosas sobre o emprego que você quer.

Se você quer trabalhar no mercado de Óleo e Gás, por exemplo , pode utilizar a internet para acompanhar blogs, ler os principais movimentos desta indústria, saber quem são os profissionais de destaque nesta área e cercar-se de todas as tendências deste mercado.  Com estas informações sempre atualizadas, será muito mais assertivo saber a quem recorrer ou para quem encaminhar seu CV. Dependendo dos contatos que você fizer, pode ser que você nem precise do CV!

A internet é uma ferramenta poderosa que nos permite estar em contato com  profissionais do mundo inteiro em tempo real  divulgando nossas opiniões e talentos muitas vezes com baixo custo.
Por isso se você quer que seu talento seja “descoberto” não limite-se a encaminhar seu CV. Leia, pesquise, participe de feiras, fóruns, blogs e assim seu talento estará muito mais exposto, e será mais facilmente descoberto.

Até porque eu acredito que a sorte está sempre a nosso favor.

Boa sorte!!

Texto de Marcelo Cuellar públicado na revista Você S/A  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.