sexta-feira, 22 de julho de 2011

Unipac Vale do Aço realiza Seminário Internacional de Saúde

Graduandos, docentes e profissionais da saúde que desejam ter acesso a conhecimentos atuais e relevantes para sua formação podem se inscrever no Seminário Internacional de Saúde. O evento, promovido pela Unipac Vale do Aço, será realizado no dia 16 de agosto, das 19h30 às 22h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, Shopping do Vale do Aço.

O seminário, além de oportunizar aos participantes um intercâmbio de saberes, terá o tema “Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a deficiência” e contará com a participação da comitiva da Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY) – campus Buffalo (EUA) e de profissionais de destaque da área. Dentre os palestrantes, estará o professor PhD. John Stone, diretor do Centro de Intercâmbio Internacional em Reabilitação do Ministério da Saúde dos EUA.

O especialista abordará o tema “World Report on Disability - Relatório Mundial sobre a Deficiência: relevância para clínica, pesquisa e efetivação de direitos”. A coordenadora do Núcleo de Extensão da Unipac, Luciana Freitas, ressalta a importância da discussão. “O documento foi editado em conjunto pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial. O relatório resume as melhores evidências científicas disponíveis sobre a deficiência e faz recomendações para medidas de apoio à implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006)”, aponta.

Segundo a OMS, pessoas com deficiências são as que mais sofrem desvantagem social e econômica e têm seus diretos negados em muitos países. Cerca de 80% das pessoas com deficiência vivem em países de baixa renda. Contudo, existe pouca informação científica disponível sobre assunto. Nesse sentido, o relatório aborda a necessidade de dados confiáveis e se desenvolver pesquisas de melhor qualidade. O documento é uma atualização sobre o que aconteceu nos últimos 30 anos e explora as evidências atuais incluindo as diferentes situações de discriminação e barreiras, oferecendo uma análise de diversas experiências que contribuíram para melhorar a vida de pessoas com incapacidades quanto à saúde, reabilitação, serviços de apoio, infraestrutura, transporte, educação e emprego.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Outro convidado para o seminário internacional é o docente Peterson Marco de Oliveira Andrade, doutorando em Neurociências e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, que apresentará o tema “A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) e o Trabalho Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Luciana Freitas explica que um dos objetivos da OMS é construir Classificações Internacionais de Saúde que sejam instrumentos padronizados para serem utilizados pelos gestores, gerentes, usuários e profissionais da área, visando à formulação de uma linguagem uniforme para as categorias da saúde. “Na palestra será abordada a importância da CIF e sua utilização de forma interdisciplinar no SUS. Além disso, serão apresentadas outras experiências do seu uso”, pontua.

Para encerrar o evento, o promotor de justiça da Comarca de Ipatinga, Walter Freitas Júnior, destacará os “Aspectos legais da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Interessados em obter outras informações podem fazer contato através do 2109-2301 / 2109-2336 ou pelo e-mail extensao@unipacvaledoaco.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.