sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SEMANA DO EMPREENDEDOR

Alunos da Unipac Vale do Aço apresentam planos de negócios e produtos inovadores

Tem início na próxima semana, de 7 a 9 de novembro a Semana do Empreendedor da Unipac Vale do Aço. A programação é integrada por quatro grandes eventos. A começar pela I Mostra do Fonoaudiólogo Empreendedor (8º período), no dia 7.

Na terça-feira (8), é a vez do curso de Administração, com a XI Feira de Negócios Despertar do Empreendedor (7º e 8º períodos) e XII  Mostra de Talentos (5º período). O mesmo curso, dessa vez os alunos do 4º período, encerram a programação no dia 9, com a Feira Administrar para o Bem Social. Todos os estandes estarão expostos na área de convivência da Unipac Vale do Aço, no bairro Bethânia, das 19h as 22h30.

Nos eventos, abertos à comunidade, os alunos apresentam trabalhos focados na criação de empresas através da elaboração de planos de negócios e planos de marketing.

A professora Marlene Schettino, responsável pela coordenação dos eventos dos dias 7 e 8, Marlene Schettino acrescenta sobre a motivação para o desenvolvimento dos trabalhos. “O objetivo é potencializar o espírito empreendedor dos discentes, promovendo a formação de profissionais criativos e arrojados, motivados a assumir ativamente a carreira profissional, e comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do país”, ressalta.

FONOAUDIÓLOGOS

Alunos de todas as graduações podem ser empreendedores. Na Unipac, por exemplo, a disciplina de Empreendedorismo está presente na matriz curricular de vários cursos, dentre eles o de Fonoaudiologia. A I Mostra do Fonoaudiólogo Empreendedor abre a Semana de Empreendedorismo com objetivo de mostrar o campo de atuação e mercado para o fonoaudiólogo. Os grupos apresentarão as empresas Fono Comunicarte, empresa especializada em comunicação e treinamento da voz, Fono Face, clínica de estética facial, e Fonomusic, clínica para tratamento da voz e audição especializada para cantores, artistas e etc.

“Trata-se de um projeto da disciplina de Empreendedorismo aplicado à Fonoaudiologia, ministrada no 8º período, que propõe a criação de empresas na área do Fonoaudiólogo. Os trabalhos contemplam etapas de gestão de marketing, finanças, produção, pessoas, estudo de mercado, legislações, responsabilidade social dentre outros”, explica Marlene Schettino. 

FEIRA DE NEGÓCIOS

Visando a inserção de jovens empreendedores no mercado, a “XI Feira de Negócios Despertar do Empreendedor” proporciona aos alunos do 7º período, por meio da disciplina Empreendedorismo, uma visão abrangente e integrada das organizações. “A proposta é que os alunos apresentem planos de negócios para abertura de empresas, compreendendo as etapas da Administração”, completa a professora.

As empresas criadas pelos alunos durante o projeto são: Casa de Chá, Inovare Produções (empresa de eventos), Esmalte Mania (varejo especializado em esmaltes e produtos para mãos e pés) Ecovalle (indústria de sacolas e embalagens recicladas).

Já a “XII Mostra de Talentos” tem como base a disciplina de Gestão de Marketing. É a partir dela que os alunos do 5° período do curso de Administração criam produtos e seus elementos de identidade corporativa – que compreendem a marca, embalagem, plano de propaganda e promoção de vendas, programa de fidelização de clientes e responsabilidade social. “A Feira oportuniza aos alunos o contato com teoria e prática, através da visão geral do composto de marketing, bem como estimular a criatividade no desenvolvimento de novos produtos”, esclarece Marlene.

Quem conferir a Mostra de Talentos poderá conhecer os trabalhos Delitt (empresa que produz Cupcakes), Pet Play (prestadora de serviços de recreação para cães), Desfrutte (refrigerante) e Nutrir pra Crescer (site de reeducação alimentar).

Todos os projetos serão avaliados por uma banca composta por professores e convidados externos. A avaliação seguirá critérios como inovação, características do mercado em que o produto/serviço será lançado, criatividade e responsabilidade social. Os primeiros colocados, na opinião do júri, serão agraciados com troféus e medalhas.

INTERAÇÃO

Ainda de acordo com a professora Marlene Schettino, a atividade tem ainda maior importância diante do fato de que muitos alunos, após o término da graduação, visam à abertura da empresa apresentada. Marlene ainda ressalta que a feira recebe a visita de muitos empresários que procuram novas ideias e oportunidades de negócios. “Os alunos recebem propostas para comercialização dos projetos apresentados, bem como parcerias, caso venham a concretizar a abertura da empresa”, finaliza.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A “Feira para Administrar o Bem Social”, coordenada pela professora Claudinéia Santos, é caracterizada como um trabalho interdisciplinar que visa chamar a atenção dos graduandos para as atividades desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e para a responsabilidade social. Para desenvolver os trabalhos, os alunos foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por estudar uma instituição e apresentá-la durante o evento.

Nos estandes, os presentes poderão conhecer as entidades e ainda se deliciar com saborosos pratos comercializados durante o evento (tortas, doces, churrasquinho, macarrão na chpa, salada de fruta e outros). A renda será revertida para as instituições representadas pelos alunos. Participam do evento as entidades Asilo Cantinho do idoso, Apae de Coronel Fabriciano, Loucos por Você, Tradição Familiar - Gostinho da Roça, APIRVA, Educandário Família de Nazaré e Lar Divina Providência - São Vicente de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.