A proposição também determina que as escolas assegurem aos alunos com dislexia recursos didáticos adequados.
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que coloca o fonoaudiólogo na equipe básica de atendimento e diagnostico de pessoas com dislexia e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Educadores, psicólogos, especialistas em psicopedagogia e médicos completam o grupo. O Projeto de Lei 7.081/2010 foi entregue à Comissão à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Para Bianca Queiroga, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, em entrevista ao site do conselho, o parecer significa progresso para as pretensões da categoria e para a sociedade. “O Brasil necessita avançar na legislação para assegurar o acesso ao processo de escolarização mais adequado para crianças com estes transtornos de aprendizagem”, afirma.
A especialista em Linguagem, Ana Luiza Navas, classifica o PL como necessário e urgente. “O Brasil está na contramão em relação a outros países, que já acompanham seus estudantes nos primeiros anos escolares”. No Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, programas de identificação precoce ajudam a escola a desenvolver, em conjunto com as famílias, estratégias de ensino para potencializar a aprendizagem.
PL 7.081/2010
O texto do PL diz ainda que os sistemas de ensino devem garantir aos professores formação própria sobre a identificação e abordagem pedagógica da dislexia. O Prpjeto de Lei 7.081/2010 passará ainda por outras comissões da Câmara: Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania. De acordo com estimativas, se aprovado em todas as instâncias, o PL pode beneficiar 1,8 milhão de crianças e jovens com idade escolar.
Fonoaudiologia
Para saber mais fonoaudiologia acesse nosso site www.unipacvaledoaco.com.br.
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que coloca o fonoaudiólogo na equipe básica de atendimento e diagnostico de pessoas com dislexia e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Educadores, psicólogos, especialistas em psicopedagogia e médicos completam o grupo. O Projeto de Lei 7.081/2010 foi entregue à Comissão à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Para Bianca Queiroga, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, em entrevista ao site do conselho, o parecer significa progresso para as pretensões da categoria e para a sociedade. “O Brasil necessita avançar na legislação para assegurar o acesso ao processo de escolarização mais adequado para crianças com estes transtornos de aprendizagem”, afirma.
A especialista em Linguagem, Ana Luiza Navas, classifica o PL como necessário e urgente. “O Brasil está na contramão em relação a outros países, que já acompanham seus estudantes nos primeiros anos escolares”. No Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, programas de identificação precoce ajudam a escola a desenvolver, em conjunto com as famílias, estratégias de ensino para potencializar a aprendizagem.
PL 7.081/2010
O texto do PL diz ainda que os sistemas de ensino devem garantir aos professores formação própria sobre a identificação e abordagem pedagógica da dislexia. O Prpjeto de Lei 7.081/2010 passará ainda por outras comissões da Câmara: Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania. De acordo com estimativas, se aprovado em todas as instâncias, o PL pode beneficiar 1,8 milhão de crianças e jovens com idade escolar.
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Com informações do Conselho Federal de Fonoaudiologia
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