terça-feira, 31 de agosto de 2010

ÁREA DE NEUROCIÊNCIAS GANHA IMPULSO COM SUPERCOMPUTADOR

Dentro de duas semanas, o Instituto de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá um supercomputador, doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça. O equipamento será instalado no campus do Cérebro da UFRN, no município de Macaíba.

A cerimônia de assinatura da doação do supercomputador ocorreu nesta segunda-feira, 30, no Consulado da Suíça em São Paulo. Firmaram o acordo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Patrick Aebischer, e o conselheiro federal suíço Didier Burkhalter.

A doação resultou da parceria entre o Ministério da Educação e a Associação Alberto Santos Dumont para a Pesquisa, entidade presidida pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolélis. Ele recebeu o equipamento da Escola de Lausanne e o repassou ao governo federal brasileiro.

Na cerimônia, o ministro Fernando Haddad destacou a importância da nova tecnologia nas pesquisas brasileiras. “O impacto será imediato na educação superior, mas em médio e longo prazos toda a educação básica vai sentir os efeitos positivos das inovações”, afirmou. A descentralização de projetos de pesquisas em ciências e educação para a região Nordeste também foi lembrada pelo ministro.

O equipamento que será instalado na UFRN é um supercomputador BlueGene/L, da IBM, com capacidade de 22 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de operações por segundo), pesa duas toneladas e custa em torno de R$ 22 milhões. Entre as possibilidades que oferece, permite a análise de dados de atividade cerebral, de genomas e de modelos biológicos.

Campus
Com recursos do MEC, a UFRN está construindo o campus do Cérebro. As obras devem ser concluídas em 2011. O Instituto de Neurociências também recebe verbas do governo do Rio Grande do Norte e doações de entidades de pesquisas. O campus será especializado em neurociências, com ênfase em educação.

Fonte: www. mec.gov.br - Segunda-feira, 30 de agosto de 2010 - 11:29 São Paulo, 30/8/2010 — Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Colóquio leva especialistas a Minas Gerais para debater

Após o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado em São João del-Rei, está sendo anunciado para outubro o II Colóquio Regional de Educação a Distância, Cultura e Produção de Subjetividade. O encontro deste ano traz uma grande novidade: será uma edição internacional, com a participação do matemático e analista institucional francês Michel Authier e do professor espanhol Marcelo Expósito, do Programa de Estudos Independentes (PEI). A programação contará com palestras, oito oficinas, painéis e mesas-redondas, além de um evento cultural.


O II Colóquio Regional está sendo organizado pelas universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), São João del Rei (UFSJ), Lavras (UFLA) e Itajubá (UNIFEI). O evento pretende reunir cerca de 400 participantes, entre alunos, professores, tutores e profissionais de educação a distância, entre os dias 20 e 22 de outubro.

De acordo com o professor José Aravena Reyes, coordenador-geral do Centro de Educação a Distância da UFJF (Cead) e membro da comissão organizadora do evento, “o objetivo do colóquio é promover a discussão sobre a educação a distância, refletindo sobre as formas de subjetivação que são promovidas pelo uso das tecnologias da inteligência”. Para ele, o evento também vai fornecer instrumentos para que os gestores de políticas institucionais visualizem as possibilidades dessa modalidade de ensino.

A página do colóquio na internet já pode ser consultada. Lá estão disponíveis informações sobre o evento, histórico sobre a edição realizada em 2009 e a programação da segunda edição.

Na internet, também é possível consultar os currículos dos principais palestrantes, entrar em contato com a comissão organizadora e conhecer um pouco mais sobre Juiz de Fora (MG), cidade sede do evento, obter dicas de hospedagem e locais para visitar. Além disso, o internauta vai encontrar num blog textos sobre a educação a distância escritos por atores e profissionais da educação e da modalidade de ensino, presentes ou não ao evento, para expandir as discussões do colóquio.

Assessoria de Comunicação Social do Centro de Educação a Distância da UFJF


Fonte: www.mec.gov.br - Segunda-feira, 23 de agosto de 2010 - 17:53