quarta-feira, 31 de outubro de 2012



EGRESSO DE DESTAQUE
Ex-aluno da Unipac é aprovado em concurso federal para engenheiro civil
I002306.jpg
 Além do título de graduado em suas respectivas áreas de formação, os alunos da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac), ao concluírem o curso, levam conhecimentos práticos e teóricos que permitem alcançar lugar de destaque. A evidência está no mercado de trabalho, através da aprovação em disputados concursos públicos e processos seletivos de empresas privadas, seja ou na carreira acadêmica, garantindo vagas em mestrados de renomadas instituições de ensino, como USP e UFMG, seja na publicação de artigos em revistas científicas no Brasil e no exterior. 
 
Prova disso foi a recente aprovação do egresso do curso de Engenharia Civil da Unipac Ipatinga, Clóvis José de Prado, no concurso federal da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, com atuação nos estados de Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro ou no Distrito Federal.
 
Clóvis obteve a 82º colocação, das 321 vagas disponibilizadas para o cargo de Engenheiro Civil. O concurso foi realizado no último mês de setembro e disponibilizou 800 vagas, para os níveis de escolaridade médio, técnico e superior. Em todo Brasil, mais de 35 mil candidatos participaram do processo.
 
Clóvis formou-se na primeira turma do curso de engenharia civil da Unipac Ipatinga, em 2010. O engenheiro conta que a preparação para o concurso foi tranquila, uma vez que as disciplinas técnicas foram bem assimiladas durante o tempo em que frequentou a academia. “Foquei meus estudos na parte de ferrovias. Já nos assuntos de estruturas, pontes, soldas, fiz apenas uma revisão porque estas disciplinas foram muito bem abordadas pelos professores do curso de engenharia”, reforçou.
 
De acordo com o engenheiro, os seminários, as aulas práticas realizadas no Laboratório de Solos e a visitas técnicas feitas foram fundamentais para seu desempenho. “As atividades extraclasse são uma forma diferenciada de assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula, e apresentar uma noção da prática diária. Não adianta saber os conceitos se não soubermos distinguir onde aplicá-los”, frisou. 
 
ESFORÇO RECONHECIDO
Há 12 anos, Clóvis é supervisor de Projetos e Obras na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Casado, pais de três filhas, o engenheiro comenta os desafios de enfrentar os bancos da faculdade já na fase adulta. “A aprovação neste concurso é o reconhecimento de um esforço de anos. Não é fácil trabalhar o dia todo, estudar e dar atenção à família. O incentivo da minha família e o apoio dos coordenadores e professores do curso foram essenciais para que eu acreditasse no meu potencial e pudesse chegar até aqui”, finalizou. 
 
SOBRE A VALEC 
A Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes, é uma empresa com função social voltada para a construção e exploração de infraestrutura ferroviária. Entre suas áreas de atuação, destacam-se a administração dos programas de operação da infraestrutura ferroviária, a fiscalização de obras de infraestrutura ferroviária, a exploração de estradas de ferro e a promoção e desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos.


INOVAÇÃO, PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE
Semana do Empreendedor da Unipac aponta caminho para sucesso nos negócios
I002308.JPG
 IPATINGA – Se você pretende montar um negócio ou está em busca de ideias inovadoras para sua empresa, então não deixe de participar da Semana do Empreendedor da Unipac Vale do Aço, que acontece entre os dias 5 a 8 de novembro, no Bethânia. O evento é aberto ao público das 19h20 às 22h30. 
Durante a semana, serão apresentados trabalhos e projetos acadêmicos desenvolvidos a partir da disciplina de Empreendedorismo. “Independente da área que o aluno escolha atuar, é preciso que ele entenda e saiba agir de forma empreendedora. Um profissional empreendedor é um profissional diferenciado, que consegue visualizar boas oportunidades, tem espírito de liderança aguçado e consegue superar os obstáculos”, explica a professora Marlene Schettino, uma das coordenadoras do evento. 
Este semestre, a programação do evento conta com a participação dos cursos de Administração,Engenharia Ambiental e Ciências Contábeis. Os projetos apresentados foram desenvolvidos nas disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Marketing. 
PLANEJAMENTO COM FOCO EM RESULTADOS
A abertura das programações será na segunda-feira, 5, com a exposição de trabalhos dos alunos do curso de Administração da Unipac. Com foco no Plano de Negócios, os alunos do 7º período apresentam aos visitantes a “XIII Feira de Negócios Despertar do Empreendedor”. O objetivo da feira é mostrar a importância de planejar as ações, conhecer o mercado em que se deseja investir e o produto que será ofertado, bem como entender as necessidades dos clientes para se alcançar os resultados desejados. 
Ainda na segunda, os alunos do 5º período apresentam a “XIV  Mostra de Talentos”, um projeto de marketing voltado para a geração de ideias, com o objetivo de estimular a criatividade, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de fortalecer a relação entre a teoria e a prática. Os trabalhos que serão apresentados contemplam etapas como criação de marca, embalagem, plano de propaganda e promoção de vendas, programa de fidelização de clientes, responsabilidade social e ambiental. 
EMPREENDEDORISMO E SOLIDARIEDADE
Na terça-feira, 6,  os alunos do 4º período de Administração apresentam a “V Feira de Administração em Solidariedade”. De acordo com a professora Pollyanne Severino, o evento “é caracterizado como um trabalho interdisciplinar que visa chamar a atenção dos graduandos para as atividades desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e para a responsabilidade social”. 
O trabalho foi desenvolvido nas seguintes instituições: Asilo Lar Bom Pastor dos Velhinhos da SSVP de Iapu, Associação de Surdos do Vale do Aço, Centro Educacional Barra Alegre, Creche Comunitária Mãe Querida, EFAN - Educandário Família de Nazaré, Instituição Atalaia, Lar Divina Providência, MOTI - Movimento da 3ª idade e SOS Família. 
I002309.JPG
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade será abordada pelos alunos do 9º período do curso de Engenharia Ambiental. No dia 7, quarta-feira, a “II Mostra do Engenheiro Empreendedor” apresenta algumas possibilidades de Negócios no segmento ambiental. Para a mostra, foram desenvolvidos projetos de empresas especializadas em licenciamento de postos de combustíveis, reaproveitamento e reciclagem de papel, destinação adequada de resíduos sólidos, reaproveitamento e reciclagem de resíduos da construção civil, entre outros. 
coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Andressa Rocha Lima Torrezani, destaca a importância da disciplina empreendedorismo para a formação dos futuros engenheiros. “Um bom engenheiro precisa pensar de forma sustentável e inovadora, para se destacar e sobressair no mercado. Ele poderá utilizar, ainda, seus conhecimentos de forma intraempreendedora, possibilitando o crescimento e destaque na empresa onde atua”, explica. 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
O fechamento da Semana será no dia 8, quinta-feira, com a “IV Mostra de Serviços Contábeis”, realizada pelos alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis. Para a Mostra, os alunos desenvolveram empresas acadêmicas em vários ramos, como prestação de serviços de festas, indústria de beleza e cosméticos, panquecas e drinks sem álcool. “Optamos por trabalhar os Serviços Contábeis de forma diferente, buscando novos segmentos como a consultoria, por exemplo. Para se manter no mercado de trabalho hoje, o empreendedor precisa ser criativo e saber inovar e é este pensamento que buscamos desenvolver em nossos alunos”, finaliza a professora do curso de Ciências Contábeis, Claudinéia dos Santos.

O coordenador do curso de Farmácia, Arilton Bacelar, participou recentemente do VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Farmácia, realizado em Brasília. Na foto: Arilton Januário Bacelar Júnior, da Unipac Ipatinga; WalterJorge, presidente do Conselho Federal de Farmácia; Luciano Rena, representante do Conselho Federal de Farmácia; Danilo Matos, presidente da Comissão de Ensino do CRF- MG.