segunda-feira, 25 de julho de 2011

Unipac Vale do Aço lança pós-graduação em Gestão de Pessoas e Negócios

As oportunidades no mercado de trabalho têm surgido em várias áreas. Dentre as exigências para a contratação de profissionais está a capacitação. Diante dessa realidade, investir em uma pós-graduação é uma boa alternativa. Além disso, dedicar-se a uma especialização pode aumentar as chances de o candidato melhorar seu salário, atualizar-se, fazer novos contatos, além de muitos outros benefícios.

Nessa perspectiva, a Unipac Vale do Aço lança o curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas e Negócios, com aula inaugural no dia 27 de agosto, às 8h20. “O curso visa promover a qualificação dos profissionais de diversas áreas, como administradores, psicólogos, contadores, assistentes sociais, pedagogos, engenheiros e profissionais que já atuam como gestores, coordenadores e líderes de pessoas. O curso ainda é voltado aos interessados em aprofundar os conhecimentos em Gestão de Pessoas, visando à formação de um profissional que atenda às expectativas e exigências atuais do mercado de trabalho”, destaca Alcina Gonçalves, coordenadora da pós-graduação.

Segundo Anelise Oliveira Resende, também coordenadora do curso, o conteúdo programático da especialização foi distribuído em três módulos que compõem uma carga horária total de 400 horas. “O primeiro modulo, Gestão de Pessoas, abordará os seguintes temas: Atração e Seleção de pessoal; Capacitação e Desenvolvimento de pessoas; Cargos, Carreiras e Remuneração e Sistema de informação como apoio a Gestão de Pessoas”, acrescenta.

No segundo módulo, intitulado Gestão de Negócios, os pós-graduandos terão aulas sobre os temas Negociação empresarial, Plano de Negócios, Gestão Pública, Gestão Privada, Desenvolvimento sustentável e Responsabilidade social e Relações de trabalho e Legislação trabalhista. Já no último módulo, o terceiro, identificado como Estratégias focadas no comportamento humano, serão discutidos: Liderança e Motivação, Relacionamento interpessoal e Gestão de Conflitos, Jogos de empresa, Saúde mental e qualidade de vida no trabalho e Gestão do conhecimento e comunicação organizacional.

A pós-graduação em Gestão de Pessoas e Negócios também conta com disciplinas relacionadas à Docência do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa. A especialização tem periodicidade quinzenal, aos sábados das 8h20 às 12h20 e 13h20 às 17h20.

Interessados poderão se matricular no período de 1º a 25 de agosto na Unipac Ipatinga (rua Salermo, 299, Bethânia). Egressos têm 15% de desconto. Grupos empresariais ou de outras instituições podem ter descontos: 15% (grupo com quatro interessados) e 10% (grupo de três pessoas). Mais informações pelo 0800.724.2300 ou pelo e-mail posgraduacao@unipacvaledoaco.com.br.

Unipac Vale do Aço
 
A Unipac Vale do Aço integra a maior rede de instituições de ensino superior de Minas Gerais. São 45 anos de experiência no Estado e mais de uma década dedicada à educação no Vale do Aço.

Além da atualização pedagógica constante, a Unipac Vale do Aço investe em recursos tecnológicos e ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem. A cada semestre, com a chegada de novos alunos, a direção amplia a infraestrutura, investe na qualidade da educação, moderniza a gestão acadêmica e traça novas parcerias com empresas e instituições para que os alunos, futuros profissionais, estejam aptos a corresponder às exigências do mercado de trabalho.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Unipac Vale do Aço realiza Seminário Internacional de Saúde

Graduandos, docentes e profissionais da saúde que desejam ter acesso a conhecimentos atuais e relevantes para sua formação podem se inscrever no Seminário Internacional de Saúde. O evento, promovido pela Unipac Vale do Aço, será realizado no dia 16 de agosto, das 19h30 às 22h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, Shopping do Vale do Aço.

O seminário, além de oportunizar aos participantes um intercâmbio de saberes, terá o tema “Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a deficiência” e contará com a participação da comitiva da Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY) – campus Buffalo (EUA) e de profissionais de destaque da área. Dentre os palestrantes, estará o professor PhD. John Stone, diretor do Centro de Intercâmbio Internacional em Reabilitação do Ministério da Saúde dos EUA.

O especialista abordará o tema “World Report on Disability - Relatório Mundial sobre a Deficiência: relevância para clínica, pesquisa e efetivação de direitos”. A coordenadora do Núcleo de Extensão da Unipac, Luciana Freitas, ressalta a importância da discussão. “O documento foi editado em conjunto pela Organização Mundial da Saúde e pelo Banco Mundial. O relatório resume as melhores evidências científicas disponíveis sobre a deficiência e faz recomendações para medidas de apoio à implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006)”, aponta.

Segundo a OMS, pessoas com deficiências são as que mais sofrem desvantagem social e econômica e têm seus diretos negados em muitos países. Cerca de 80% das pessoas com deficiência vivem em países de baixa renda. Contudo, existe pouca informação científica disponível sobre assunto. Nesse sentido, o relatório aborda a necessidade de dados confiáveis e se desenvolver pesquisas de melhor qualidade. O documento é uma atualização sobre o que aconteceu nos últimos 30 anos e explora as evidências atuais incluindo as diferentes situações de discriminação e barreiras, oferecendo uma análise de diversas experiências que contribuíram para melhorar a vida de pessoas com incapacidades quanto à saúde, reabilitação, serviços de apoio, infraestrutura, transporte, educação e emprego.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Outro convidado para o seminário internacional é o docente Peterson Marco de Oliveira Andrade, doutorando em Neurociências e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, que apresentará o tema “A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) e o Trabalho Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Luciana Freitas explica que um dos objetivos da OMS é construir Classificações Internacionais de Saúde que sejam instrumentos padronizados para serem utilizados pelos gestores, gerentes, usuários e profissionais da área, visando à formulação de uma linguagem uniforme para as categorias da saúde. “Na palestra será abordada a importância da CIF e sua utilização de forma interdisciplinar no SUS. Além disso, serão apresentadas outras experiências do seu uso”, pontua.

Para encerrar o evento, o promotor de justiça da Comarca de Ipatinga, Walter Freitas Júnior, destacará os “Aspectos legais da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Interessados em obter outras informações podem fazer contato através do 2109-2301 / 2109-2336 ou pelo e-mail extensao@unipacvaledoaco.com.br.

Graduandos da Unipac embarcam para os EUA

Dois meses após o Seminário Internacional de Saúde, em outubro, será a vez da comitiva da Rede Unipac embarcar para os EUA e conhecer as atividades e pesquisas desenvolvidas pela Universidade do Estado de Nova Iorque (Suny).

A graduanda Daiane Franco Moreira, do 5º período de Psicologia da Unipac Vale do Aço, o docente Leonardo de Araújo Lopes e estudantes de outras unidades da rede farão parte da visita. “Em solo norte-americano, a comitiva brasileira participará de palestras e seminários, e visitará clínicas, hospitais e centros de pesquisa de saúde”, revela Luciana Freitas.

Essa será a segunda etapa do programa de intercâmbio firmado, há oito anos, entre a Unipac e a Suny. A primeira fase será realizada em agosto, quando a Unipac Vale do Aço receberá a comitiva de professores e alunos da Suny, que também participarão do seminário. O grupo de intercambistas brasileiros retornará ao país no mês de novembro.

Alunos que cumpriram pelo menos a metade do curso e professores que lecionam na rede Unipac há no mínimo 18 meses, nos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Psicologia de todas as unidades participaram da seleção.

Outras universidades

Além da Suny, a Unipac possui convênios internacionais com outras seis universidades, possibilitando aos seus graduandos e professores realizar estudos científicos conjuntos, oficinas, seminários, aperfeiçoamento do conhecimento de línguas, além de visitas de intercâmbio.

Na Espanha, são conveniadas as universidades de Salamanca e Santiago de Compostela; no México, Universidade de Guadalajara; na Argentina, Universidade de Buenos Aires; na Alemanha, Universidade de Frankfurt; e na Polônia, Academia de Esportes de Varsóvia. O detalhamento sobre as formas de participação em cada convênio pode ser consultado pelo site www.unipac.br, no link Relações Institucionais.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CONCURSOS PÚBLICOS


Seguir na carreira pública é o desejo de muitos brasileiros hoje em dia. Porém, o melhor salário é para quem já possui graduação. Neste mês de agosto três prefeituras de Minas estarão com editais abertos.

As vagas são para área da Enfermagem, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Psicologia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Biomedicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Educação Física.  

Confira:

Prefeitura de Braunas
Inscrições de 01/08 a 30/08 pelo site www.imam.org.br
Vagas para Enfermeiro; Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Psicologia

Prefeitura de João Monlevade
Inscrições de 20/08 a 20/10 pelo site www.consilolan.net
Vagas para:  Assistente Social; Biomédico; Enfermeiro; Farmacêutico; Fonoaudiologo; Terapeuta Ocupacional; Educação Física; Contador; Engenharia Civil;

Prefeitura de Formiga
Inscrições de 27/07 a 25/08, pelo www.imam.org.br
Vagas para Educação Física, Fonoaudiologia e Psicólogo

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Terapeutas ocupacionais comemoram novas oportunidades de trabalho

No ano passado a Agência Nacional de Saúde – ANS – dobrou a quantidade de sessões de Terapia Ocupacional que os planos de saúde devem cobrir. Essa medida trouxe um novo fôlego ao mercado de trabalho. Os profissionais da área não perderam tempo e aproveitaram a oportunidade para conquistar o mercado.

Dircilene Aparecida Crepalde Silva, egressa da Unipac Vale do Aço, é um exemplo. Formada em janeiro de 2010, a terapeuta ocupacional trabalha atualmente com a prestação de serviços a empresas terceirizadas na cidade de João Monlevade. Ela realiza atividades que envolvem análise da ergonomia do trabalho,  palestras, treinamentos e outras ações.

“Atuo na área de saúde do trabalhador, como foco no auxílio às empresas para que atendam a legislação de ergonomia (NR-17). A norma regulamentadora estabelece os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”, explica a profissional.

Mas, essa é apenas uma das possibilidades da área. Ao contrário do que o nome sugere, a terapia ocupacional não serve para preencher o tempo vago das pessoas. A função dessa profissão da saúde é desenvolver e/ou devolver a capacidade dos indivíduos de realizarem suas atividades diárias, como tomar banho, se alimentar, sair de casa, trabalhar e se divertir.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em plena expansão para os terapeutas ocupacionais. Conforme o coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Unipac, Ronan Delfim Machado, existe uma demanda crescente pela prestação de serviços desses profissionais. “Todos os alunos do curso estão atuando no mercado, principalmente em clínicas”, acrescenta.

Dircilene Silva destaca a necessidade da capacitação profissional para conquistar boas oportunidades de trabalho. “É importante dedicar-se desde a graduação. O curso da Unipac oferece amplo apoio para o estudante, além de boa infraestrututa, corpo docente qualificado e acompanhamento e direcionamento para estágios”, destaca a egressa, relembrando a importância dos conteúdos apreendidos em sala de aula no dia a dia da profissão.

Campo de atuação

O campo de atuação da terapia ocupação é amplo. O público a ser atendido pelo profissional compreende todas as idades, de recém-nascidos a idosos. Em linhas gerais, o terapeuta ocupacional atua sempre que alguém apresenta dificuldade na realização de alguma atividade relacionada ao dia a dia. É o que acontece, por exemplo, com quem sofre um acidente e precisa usar uma cadeira de rodas. “O profissional auxilia na adaptação dessa nova vida e ajuda a pessoa a lidar com as dificuldades que comprometem sua qualidade de vida. Utilizamos das próprias atividades humanas no processo de recuperação”, explica o coordenador do curso.

A profissão também é essencial em problemas psiquátricos ou psicológicos. Quem passou muito tempo internado em um hospital, por exemplo, pode precisar da terapia ocupacional para voltar a fazer compras, relacionar com os amigos, formar uma família. O mesmo ocorre quando idosos começam a perder a memória ou têm dificuldades de alimentação ou locomoção. Com auxílio do terapeuta ocupacional, há possibilidade de retomar suas atividades. Além das atividades técnicas, os terapeutas ocupacionais ainda estão aptos a assumirem o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade.

Graduação

Na Unipac, única instituição de ensino superior a oferecer o curso na região do Vale do Aço, a graduação tem duração de 8 períodos (quatro anos).  Mais informações pelo site www.unipacvaledoaco.com.br ou e-mail terapiaocupacional@unipacaledoaco.com.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vagas de estágio para Administração, Engenharia Química e Sistemas de Informação

O Sebrae, a ARWEB Sistemas e a Prodel estão com processo de seleção de estagiários abertos. Os candidatos devem cursar Administração, Engenharia Química e Sistemas de Informação.
 
SEBRAE
 
Uma vaga para alunos que cursem Administração entre 2º e o 5º período. O estagiário selecionado receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 574,00 mais vale-transporte e alimentação.
 
Interessados devem enviar currículo para Fabrício.cesar@sebraemg.com.br com assunto “estágio Ipatinga”.
 
ARWEB Sistemas
 
A oportunidade na ARWEB Sistemas é para estudantes a partir do 7º período de Sistemas de Informação.  O estágio é obrigatório e não remunerado. Interessados devem entrar em contato com Janice Cândido pelo telefone 3827 6331.
 
PRODEL
 
Alunos de Engenharia Química e Administração podem concorrer às vagas de estágio da Prodel.  Para participar do processo de seleção os concorrentes podem enviar currículo para o e-mail vendas@prodelquimica.com.br, ou ainda ligar para o telefone (31) 3828-4010 ou (31) 8521-0667.
 
Os candidatos devem ter perfil voltado para o setor comercial.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO


Durante o mês de julho a Unipac vai funcionar em horário alternativo
A Unipac Ipatinga e Unipac Timóteo alteraram seu horário de funcionamento durante as férias. Em Ipatinga, o atendimento será de 9h às 19h30. Já em Timóteo é de 12h às 19h30.

Durante o recesso acadêmico, de 14/07 a 29/07, todos os setores administrativos e acadêmicos da faculdade vão funcionar com o novo horário.

Timóteo

A Unipac Timóteo vai mudou seu horário de atendimento. Agora no período de férias, o horário será de 12h às 19h30. Já no segundo semestre, o atendimento ao público vai ser de 12h às 22h.

Mais informações pelos telefones 0800 724 2300 ou 3849 9150.

terça-feira, 12 de julho de 2011

WORKSHOP: Oficina vai qualificar profissionais da computação


Com 40h de curso, o workshop promovido pela GTCON vai formar profissionais em linguagem SAP ABAP. O evento acontece entre os dias 18 e 22 de julho de 8h às 17h.

Para participar ou saber mais sobre o workshop basta ligar para os telefones (31) 3801 6800/(31) 8403 8186, ou ainda para um dos endereços eletrônicos:  balbinosoares@gtcon.com.br e  adm1@gtcon.com.br.

Conteúdo Programático
·        
Visão Geral Sistema SAP
·         Data Dictionary (Tabelas, Visões, Estruturas, elemento de dados, domínios, Ajuda de Pesquisa).
·         Classificação de Programas
·         Tabelas Internas
·         Comandos SQL
·         Reports
·         Programas On-line (Module Pools)
·         Funções
·         Interfaces e Batch Input (IDOC, RFC, Call Transaction, bath input, Geração/importação de arquivos)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Emprego à vista

A AMMAS Consultoria e a Prefeitura de Pavão - MG contratam profissionais de diversas áreas

A AMMAS tem vagas para Engenheiro Civil – Vale do Aço e Ajudante de Pavimentação para Timóteo. Já para Ipatinga as oportunidades são para Operador de Empilhadeira, Auxiliar Financeiro, Supervisor de Distribuição, Vendedor com  moto, Conferente e Mecânico Manutenção.
 
Interessados devem ligar para o telefone (31) 3842-2349 e enviar currículo para ammasconsultoria@hotmail.com.
 
Já a Prefeitura de Pavão – MG possui uma vaga para psicólogo. A contratação é imediata. O salário é R$ 1700,00 com carga horária de 40h semanais. 

Interessados devem encaminhar o currículo para o endereço eletrônico psicologia.bruno@yahoo.com.br.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inova Telecom abre vagas para consultor de vendas


A empresa de telefonia, Inova Telecom, está contratando estudantes para atuarem como consultores de vendas. O horário de trabalho é de segunda a sexta apenas meio expediente por dia. Uma turma trabalhará de 8h às 12h e outra de 13h às 17h.

Interessados devem enviar currículo para rh.inovatelecom@hotmail.com ou entrar em contato pelo telefone 3091 7473. A seleção começa hoje e vai até o dia 13/07.